Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 5 de maio de 2008

36º Festival Nacional do Jericos em Panelas - PE

História
O asno (Equus asinus), chamado ainda de JERICO, burro, jumento, ou jegue, é um mamífero perissodátilo de tamanho médio, focinho e orelhas compridas, utilizado desde tempos pré-históricos como animal de carga.
Origens
Sua origem está ligada a Abissínia, onde era conhecido como onagro ou burro selvagem. Há séculos que é feito o cruzamento entre burro e cavalo, de que resulta um híbrido denominado muar ou mu, com características de ambas as raças: robustez, capacidade de adaptação a caminhos acidentados e a meio ambiente adverso, docilidade; pernas mais longas e, portanto, maior velocidade, maior facilidade de treino.
O macho
(ou mulo) é o indivíduo do sexo masculino resultante do cruzamento de um burro com uma égua, Equus caballus. O animal fêmea resultante do mesmo cruzamento é chamado mula. Entretanto, o cruzamento das mesmas espécies porém invertidos os sexos (portanto cavalo e jumenta), dá origem a um animal diferente, o bardoto.
O Fes- tival de JE- RICOS DE PA- NELAS realmente vale assistir, tendo em vista, que é uma tradição que nasceu para valorizar uma cultura, estes dóceis animais vinham perdendo sua utilidade, devido aos novos meios de transportes e consequentemente sendo abandonados nas estradas, e com estes impulsos foi resgatado à auto-estima dos criadores.
A premiação é de primeira para os ganhadores, tem televisores, uma moto, troféus, etc. É um festival que merece entrar no cenário nacional, com maior divulgação. Falar em divulgação a equipe do Programa Jô Soares, estava registrando o evento, é um orgulho para Pernambuco ter uma cidade do agreste que se destaca, não pelas mazelas, mais por sua versatilidade.












.

A irreverência tomou conta de Panelas, pessoas simples, artistas, maracatu da terceira idade, homenagens, enfim uma festa do Povo, que vale conferir.

O público esperava com bastante ansiedade o início da corrida dos Jericos e a cada bateria a vibração aumentava, é sensacional, se você ainda não foi no próximo ano visite Panelas, a corrida é no dia 1º de maio.

Nenhum comentário: