Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 31 de julho de 2008

João da Costa cresce 12 pontos e encosta em Mendonça

RECIFE – Mais uma pesquisa de intenção de votos para prefeito do Recife foi divulgada na tarde de hoje. Dessa vez, a surpresa foi o crescimento significativo do candidato do PT à Prefeitura do Recife, João da Costa, que começou a campanha com menos de 10% das intenções de voto e hoje tem a preferência de 23% dos entrevistados. Além disso, o petista está tecnicamente empatado com o primeiro colocado nas pesquisas, Mendonça Filho (DEM), que tem 25% das intenções de voto, segundo o levantamento Barômetro Pernambuco, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, os adversários estão no mesmo patamar na preferência dos eleitores recifenses.


De acordo com a pesquisa divulgada em maio deste ano, pelo Barômetro Pernambuco, João da Costa era o candidato a prefeito de 11% dos entrevistados. Segundo a diretora executiva do Ipespe, Marcela Montenegro, o candidato do PT é o único que vem apresentando crescimento importante nas pesquisas. “De maio pra cá, os outros candidatos apenas oscilaram na margem de erro da pesquisa. O único que apresentou crescimento expressivo foi João da Costa”, ressaltou. Para a pesquisadora, o crescimento de 12% de João da Costa nas intenções de votos se deve ao início das campanhas nas ruas. “O candidato está andando pelos bairros, as pessoas estão o conhecendo”, afirmou.


No levantamento, quem aparece em terceiro lugar é o deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PSC), com 19% das intenções de votos. Na pesquisa de maio, o social-cristão teve um índice de 22%. Logo em seguida, vem o também deputado federal Raul Henry (PMDB), com 5%. Em relação à pesquisa anterior, Henry caiu 1% na pesquisa. Edílson Silva (PSOL) e Kátia Telles (PSTU) apresentaram 1% das intenções de voto cada. Já o candidato do PCB, Roberto Numeriano, não atingiu o número de intenções necessárias para apresentar percentuais. A pesquisa entrevistou mil pessoas, entre os dias 26 e 28 de julho, no Recife.
Editorial
Para a pesquisadora é uma surpresa, para quem conhece o Recife é uma constastação, contra fatos não há argumentos.

Nenhum comentário: