Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Novas eleições em fevereiro em Pombos e Lagoa Grande

Arquivo Folha
07/01/2009
Novas eleições em fevereiro
PRESIDENTE do TRE determinará as normas do pleito
RENATA BEZERRA DE MELO
Os municípios pernambucanos de Pombos (Agreste) e Lagoa Grande (Sertão) serão submetidos a novas eleições para escolha de seus prefeitos e vice-prefeitos no próximo dia 8 de fevereiro. A data foi estipulada, ontem, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jovaldo Nunes. Ele baixa, hoje, a resolução marcando o novo processo, que deve obedecer às mesmas regras e calendário similar ao do pleito de outubro. Serão fixados prazos e instruções para: registro de candidaturas perante a Justiça Eleitoral, convenções, impugnação, recursos, contra-razões, notificação e propaganda eleitoral. “O material será submetido à apreciação do Pleno na próxima segunda, quando retomamos as sessões, porque os desembargadores precisam referendar”, informou Jovaldo Nunes.

Assim que o Tribunal aprovar, o calendário entra em vigor e os partidos interessados devem começar a articular seus palanques. No caso de Pombos, como a cassação da chapa vencedora, formada pela prefeita eleita Cleide Jane Sudário Oliveira, Jane Povão (PR), se deu por conta de irregularidade apontadas pela Justiça Eleitoral contra o seu vice, Patrício Magalhães (PV), a republicana já garantiu que disputará novamente a Prefeitura.

O verde foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por não ter se desincompatibilizado do cargo de presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Pernambuco quatro meses antes do pleito, conforme determina a lei eleitoral.

Já em Lagoa Grande, a decisão do TSE atingiu o prefeito eleito, Jorge Gazieira (PMDB), que foi impedido de assumir o cargo, mesmo tendo recebido 53% dos votos. O peemedebista teve as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). O TSE entendeu serem insanáveis as irregularidades apontadas pelo TCE, entre as quais, saques sem comprovação, indícios de fraude em licitações e superfaturamento em convênios assinados em sua gestão. Os municípios de Caetés (Agreste) e Calumbi (Sertão) também devem passar por novas eleições, mas aguardam decisão do TSE. Em cidades onde os prefeitos assumiram sub judice, o TSE retomará os processos.

Fonte: www.folhape.com.br

Nenhum comentário: