Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Passagens de ônibus sofrem reajuste


O Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) aprovou, no final da manhã de hoje, o reajuste de 6,14% para as tarifas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR). A partir da segunda-feira (26), os novos valores começam a valer. A tabela com os valores aprovados pelo CSTM será encaminhada à Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe), ainda hoje, para que sejam arrendados e homologados.

O percentual aprovado representa o Índice de Preço ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado de 14 de janeiro de 2008 (data do último reajuste) até o próximo dia 25, último dia de vigência da tarifa atual. Dos 19 integrantes do CSTM, 16 estiveram presentes à reunião. Destes, 11 votaram favoravelmente ao reajuste e cinco votaram contra.

IMPACTO – Durante a reunião do CSTM, Dilson Peixoto apresentou aos conselheiros uma série de dados sobre os impactos financeiros no setor. Entre os itens do setor que tiveram aumento, ao longo do ano de 2008, com impacto para o STPP/RMR, os principais foram: Óleo diesel (13,5%), veículo padrão (10,93%), pneu (13,64%) e salários dos motoristas (7,14%). Em contrapartida, houve uma redução dos custos de 0,26% em função da extinção da CPMF e de 0,31% a partir da redução do Imposto Sobre Serviços (ISS), determinada pela Prefeitura do Recife, para empresas sediadas no município.
Antes da aprovação do reajuste, Recife ocupava o 6º lugar no ranking das capitais brasileiras com menor tarifa, composto por 27 cidades. A partir da homologação, a capital pernambucana estará no 8º do ranking, atrás das cidades de Belém, Fortaleza, Teresina, João Pessoa, São Luiz, Vitória e Boa Vista.

PROPOSTAS - Ainda durante a reunião, que aconteceu na sede do Grande Recife, no Cais de Santa Rita, os quatro representantes dos usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR), eleitos no último mês de novembro, durante a I Conferência Metropolitana de Transporte, foram empossados. O grupo entregou, ao presidente do CSTM, o secretário das Cidades, Humberto Costa, o resumo das propostas feitas, durante a conferência, para o STPP/RMR.

Fonte:
www.folhape.com.br

Nenhum comentário: