Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 14 de julho de 2009

Abertas inscrições para 2,5 mil vagas de qualificação profissional para jovens

Jovens com idades entre 18 e 29 anos poderão concorrer a mais de 2,5 mil vagas de qualificação profissional. As vagas oferecidas são do Programa Projovem Trabalhador e estão distribuídas em várias atividades profissionais. Os cursos têm duração de seis meses e durante este período os jovens receberão uma bolsa mensal no valor de R$ 100. Os cursos oferecidos pelo programa foram divididos por áreas. Na administrativa estão disponíveis cursos de almoxarifado, contínuo e auxiliar administrativo. Para arte e cultura, há formação para fotógrafo social, operador de câmera de vídeo e finalizador de vídeo. Nas atividades gráficas há capacitação para guilhotineiro, impressor serigráfico e operador de acabamento. Nas áreas de serviços domiciliares, turismo e vestuário são os cursos de porteiro, zelador e serviços gerais; camareira, garçom, barman e recepcionista de hotel; customização de roupas, moda praia e costura industrial.

Com duração de 350 horas-aula, as capacitações além de oferecerem conteúdo técnico também abordam temas referentes à inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção da qualidade de vida, noções de direitos trabalhistas, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho, estímulo e apoio à elevação de escolaridade. As inscrições podem ser feitas entre os dias 13 e 23 de julho, das 09h às 13h, nas agências do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda dos Bairros do Recife e Casa Amarela e no Centro Público do Totó.

Também haverá plantão para inscrições na RPA 02, na Escola Professor Alfredo Freire, em Água Fria, entre os dias 15 e 17 de julho; na RPA 04 no Centro Público de Economia Popular e Solidária de Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, entre os dias 20 e 21; e na RPA 06, no Centro de Esportes Santos Dumont, em Boa Viagem, nos dias 22 e 23. O horário de funcionamento nas três RPAs será de 09 às 13h.

O Programa Projovem Trabalhador: Juventude Cidadã 2009 faz parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e no Recife será desenvolvido numa parceria do Ministério do Trabalho e Emprego, e Prefeitura do Recife com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT e do próprio município.

Para se inscrever é necessária a apresentação de comprovante de residência com código de endereçamento postal (CEP), carteira de identidade, CPF, carteira profissional, declaração de escolaridade. No caso do aluno ainda estar na escola deve apresentar a declaração de frequência emitida pela direção da unidade de ensino, já aqueles que tiverem terminado os estudos devem apresentar o certificado de conclusão de curso. Os locais de inscrição são as agências do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda do Bairro do Recife e Casa Amarela, além do Centro Público do Totó. Entre os dias 13 a 23, das 9h da manhã a 1h da tarde.

Nenhum comentário: