Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Prefeitura do Recife abre 7 mil vagas para alfabetização

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, está abrindo 7 mil vagas para as pessoas com mais de 15 anos que ainda não sabem ler ou escrever ou que desejam voltar a estudar. A convocação faz parte das ações do “Programa Lição de Vida – Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos”, uma parceria com o Governo Federal (Programa Brasil Alfabetizado/FNDE) que tem como objetivo combater o analfabetismo na cidade e ao mesmo tempo elevar a escolaridade da população que ainda não concluiu o ensino fundamental, que é da 1ª a 8ª série.

As inscrições prosseguem até 30 de setembro e poderão ser feitas, de segunda a sexta-feira, pela manhã e tarde, em qualquer escola municipal do Recife. Na oportunidade, o interessado deve procurar a dirigente ou vice dirigente da unidade de ensino ou algum alfabetizador identificado com camisa e crachá do “Programa Lição de Vida”. É necessário levar qualquer documento de identificação civil, podendo ser Carteira de Identidade, CPF, Certidão de Casamento ou Nascimento, além de comprovante de residência.

O curso terá duração inicial de seis meses e as aulas serão ministradas preferencialmente à noite nas próprias escolas municipais ou em espaços comunitários situados nas proximidades das moradias dos estudantes. Todos os alunos terão direito a certificado, merenda, fardamento e material didático, tudo gratuitos. Os estudantes que concluírem o curso inicial de alfabetização terão vagas garantidas na Rede Municipal de Ensino para terminarem seus estudos do ensino fundamental (turmas de Educação de Jovens e Adultos – EJA).

De acordo com o secretário de Educação, Esporte e Lazer, Cláudio Duarte, as pessoas também podem formar grupos a partir de 15 alunos, que o Programa Lição de Vida garante o alfabetizador.

As primeiras turmas do Programa terão aula inicial no dia 21 de setembro, nove dias antes do prazo final de inscrição.

Os locais onde as aulas poderão ser ministradas vão incluir clubes de mães, associações de moradores, bibliotecas comunitárias, igrejas e terreiros de religiões de matriz africana. Também serão formadas turmas nos locais de trabalho, como canteiros de obras, oficinas, fábricas e garagens, ONGs e outros espaços sociais.

O Programa Lição de vida foi lançado no dia 10 de julho, pelo prefeito João da Costa, durante a solenidade de entrega de certificados do Programa Brasil Alfabetizado para 2.461 recifenses.

O Lição de Vida vai agregar as ações dos programas Brasil Alfabetizado, realizado em parceria com o Ministério da Educação (MEC), e Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecido nas escolas municipais da Rede de Ensino. O principal objetivo é fortalecer e integrar a alfabetização inicial e a educação continuada ofertada aos recifenses, acima dos 15 anos, que nunca estudaram ou desejam retornar às bancas escolares para conclusão do ensino fundamental I e II – até o 4º ciclo (8ª série).

Para os próximos quatro anos, uma das metas da Prefeitura é diminuir o analfabetismo da cidade em 50%, o que corresponde a 55 mil pessoas, com foco principal na faixa etária dos 18 aos 29 anos. Outra meta importante é garantir a conclusão do ensino fundamental a 75% da população inserida no sistema municipal de ensino, com estimativa de atendimento de 41 mil pessoas em quatro anos.

Além do fardamento, material didático completo e merenda para adultos, os alunos do Lição de Vida terão facilitado o acesso a eventos culturais e contarão com professores qualificados e certificados.

As primeiras ações do Lição de Vida aconteceram em agosto, com a seleção para alfabetizadores e coordenadores de turmas de alfabetização.

Com informações da assessoria

Nenhum comentário: