Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

TAXISTAS DE RECIFE E OLINDA TERÃO TRÂNSITO LIVRE NAS DUAS CIDADES DURANTE O CARNAVAL

Foliões que já tiveram dificuldades em pegar táxi antes ou depois da folia durante as festas de Momo, em Recife e Olinda, podem ficar mais tranquilos este ano. Os prefeitos das duas cidades, João da Costa e Renildo Calheiros, assinaram, na manhã desta quarta-feira (10), na Prefeitura do Recife, uma portaria conjunta que permite que os taxistas atendam passageiros independente dos limites territoriais.

Durante todo o ano, taxistas recifenses não podem pegar clientes fora da Cidade; o mesmo acontece com a frota dos municípios vizinhos. Porém, com a nova norma, a partir das 6h da manhã do sábado de Zé Pereira (13), até as 22h da Quarta-feira de Cinzas (17), motoristas de táxis de Olinda e Recife poderão circular livremente e embarcar e desembarcar passageiros em ambas as cidades.


O intuito é diminuir a demora na espera para ir ou voltar aos pontos de folia, além de atender melhor a crescente demanda de foliões que prestigiam o carnaval tanto de Recife quanto de Olinda. “Esta é uma ação de integração da Região Metropolitana. Temos problemas comuns que precisam de atitudes conjuntas como esta. Não traremos nenhum prejuízo para ninguém, muito pelo contrário, ganham os taxistas, os turistas e também os cidadãos de Olinda e Recife”, disse João da Costa, ressaltando que a norma é resultado de uma discussão com a categoria e com os usuários.


Atualmente, a frota de táxis do Recife é de 6,2 mil táxis. O número é significativamente menor em Olinda: são aproximadamente 860 veículos de transporte. “Estamos abrindo alas para o bom senso. Vamos gerar mais segurança e conforto para o folião, sem que isso signifique prejuízo financeiro para ninguém. Também temos o compromisso de fazer uma avaliação posterior para termos certeza de que foi uma escolha acertada”, afirmou Renildo Callheiros.


A nova regra de circulação dos táxis estimula as pessoas que vão brincar o carnaval a deixarem seus veículos em casa. Isso diminui o número de carros nas vias, reduz os congestionamentos e riscos de acidentes. Também é uma forma de evitar a mistura entre álcool e direção. Para o presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, a iniciativa é mais que bem vinda. “Só posso parabenizar os dois prefeitos por esta atitude de coragem. Isso demonstra o respeito com o cidadão que poderá aproveitar mais o carnaval, sem ter que ficar esperando muito por um transporte”.

Janúbio Rocha, taxista há 15 anos no Recife, também aprovou a decisão. “Era muito comum escutar as pessoas reclamando por terem que descer longe ou porque a gente não podia pegar o passageiro fora do limite da cidade. Acho que todo mundo ficará muito satisfeito”,elogiou.


Estavam presentes no ato os secretários municipais José Humberto Cavalcanti (Serviços Públicos), Amir Schvartz (Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras), Ricardo Soriano (Assuntos Jurídicos), José Bertotti (Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico), Samuel Oliveira (Turismo), Renato L (Cultura), Ceça Britto (Especial de Relacões com a Imprensa e de Comunicação) e Gustavo Couto (Saúde); além de Luciana Félix (presidente da Fundação de Cultura), Carlos Padilha (presidente da CTTU), vereadores e outras autoridades.

Nenhum comentário: