Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 3 de março de 2010

O quarto do filhote.Recomendações

Por Isabel Ferraro

Agora é certo, o exame deu positivo e você está grávida! Euforia, choradeira na família, planos, enjôos, escolha do nome, são milhares de coisas para se preocupar. Mas no topo de suas prioridades deve estar o planejamento do quarto do bebê. Pois é lá que ele vai dormir, tomar banho, ser amamentado, brincar, ter seus primeiros contatos com todas as novidades do mundo aqui fora. E planejar esse cantinho exige alguns cuidados que só ajudarão o seu filhote a se desenvolver de forma saudável.


Dicas de especialistas

É quase irresistível a tentação de montar um zoológico de pelúcia no quarto do filho. Mas antes de lotar as prateleiras com o rei dos animais e seus súditos é bom ficar atenta a alguns detalhes como os terríveis ácaros. A pediatra e alergologista Katia Nogueira informa que as doenças respiratórias já se tornaram um problema de saúde crônico em todo o mundo. Por isso, evitar o acúmulo de poeira no quartinho do bebê é a regra número um da decoração.

Calma, isso não quer dizer que o cantinho do seu filho vá ficar sem graça. A pediatra tem uma sugestão: bonecos de pano. "Limpeza é fundamental. Opte sempre por objetos laváveis e persianas de PVC em vez de cortinas de tecido, que acumulam poeira e não são lavadas com tanta freqüência", ensina a médica.

No chão, o mesmo cuidado: pisos de vinil e tapetes de borracha, daquele tipo quebra-cabeça, coloridinho. Estes materiais, além de protegerem o pequenino em eventuais quedas, são de fácil manutenção.

Agora, se for pintar as paredes, escolha sempre cores frias, em tons pastel. “Cores fortes agitam demais a criança e não é bom receber esse tipo de informação tão cedo”, diz a pediatra. A fonoaudióloga Cinthia Gomes tem a mesma opinião. “Estimular a criança é importante e necessário. Mas, em excesso, as informações podem ser ruins para o bebê “, avalia ela.

Muitos penduricalhos, no teto, no berço, na porta do armário, podem acabar assustando a criança, que está interagindo com o mundo de forma gradual. “Imagina um brinquedo lindo, só que barulhento. Certamente o bebê não vai dormir em paz enquanto aquilo estiver ali em cima de sua cabeça, gritando cada vez que seu pezinho ou mãozinha o toca. Os estímulos devem ser dados, sim, mas de acordo com o desenvolvimento da criança”, afirma Cinthia Gomes.

Ainda sobre brinquedos, Dra. Katia aconselha que se evite mimos muito pequenos, fáceis de levar à boca. “Além do perigo de engolir, a criança leva toda a sujeira que está concentrada no brinquedo, o que é muito ruim”, afirma. Presentes que tenham cheirinho também devem ficar de fora do quarto e da vida do bebê. “A criança já recebe um monte de estímulos olfativos todos os dias. Cheiros artificiais não fazem parte do mundo diário dela e ainda podem gerar um quadro alérgico”, diz a pediatra.

Fique atenta na hora de posicionar o berço. Muita luz atrapalha, assim como a falta dela também. A Dra. Katia alerta que a criança deve ter desde cedo a noção de noite e dia, mas de forma sutil. “Pela manhã, o quarto deve receber a luz do sol, ser bem arejado. Caso não haja essa possibilidade, coloque uma luz indireta no ambiente. À noite, ela precisa dormir no escuro, para entender que há um momento do dia em que a luz vai embora, mas volta. Usar luminárias não ajuda em nada esse processo”, explica a médica.

Em relação aos móveis, procure sempre os que têm design arredondado nas pontas, que garantem a segurança do bebê no caso de bater com a cabeça. E não esqueça de observar a altura do berço, pois quando começar a ficar de pé, seu filho certamente vai querer pular e você pode não estar por perto.

Se você comprou um móbile lindo e depois de ler essa matéria já está pensando em devolvê-lo, não se precipite. A Dra. Katia recomenda, sim, o uso desse objeto como meio de estímulo visual e motor. No entanto, lembra que ele deve ser retirado para limpeza toda semana. E o processo é simples, com água e sabão neutro. Depois, seque bem e deixe o bebê se divertir de novo.

Enfim, mamãe, o cuidado com o quarto de seu filho é todo seu. Não esqueça que é você que deve ter consciência da higiene necessária para entrar nesse mundinho. Portanto, não se acanhe de pedir aos avós, tios, primos, amigos que lhe visitam para tirarem os sapatos antes de entrar no quarto. Qualquer pessoa de bom senso saberá que você está apenas zelando pela saúde de seu pimpolho. E faça com que o exemplo venha sempre de casa. Isto é, papai e mamãe devem seguir os mesmos princípios básicos para verem seu bebê crescendo saudável e feliz.

Nenhum comentário: