Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 20 de abril de 2010

10ª EDIÇÃO DO FESTIVAL PERNAMBUCO EM DANÇA MOVIMENTA O RECIFE

Dança tomará conta do Teatro do Parque

Desta terça-feira (22) ao próximo domingo (25), sempre às 19h, a dança toma conta do Teatro do Parque, na Boa Vista. É quando acontece o Festival Pernambuco em Dança, realizado pelos produtores Fred Salim e Paula Azevedo, com apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife.



Em sua 10ª edição, o festival homenageará Nascimento do Passo e Roseli Rodrigues (in memorian), dois grandes nomes da dança brasileira. Como de costume, os profissionais que contribuem para o desenvolvimento da dança em Pernambuco receberão o troféu e o diploma “Construtores da Dança em Pernambuco”. Cada noite passarão pelo palco várias companhias, grupos profissionais e amadores, escolas e academias de dança locais e nacionais.



A novidade fica por conta das apresentações fora do teatro. Nos dias 28 e 29 de abril, a produção do festival levará os espetáculos até as comunidades do Ibura e Brasília Teimosa como parte das comemorações do Dia Internacional da Dança.

Homenageados


Mestre Nascimento do Passo - Nascido em Benjamim Constant, no Estado do Amazonas, em 28 de dezembro de 1938, Francisco do Nascimento Filho, entrou muito cedo em contato com a música e com a dança. Aos sete anos de idade, a família de Francisco foi morar no bairro de Cachoeirinha, perto do curral do “Boi Corre Campo”. Foi nesse local que ele, junto com outros meninos, fundou o “Boi Manhoso”. Com esse boi foi campeão do primeiro festival do bumba-meu-boi mirim. Dessa época em diante, as manifestações folclóricas começaram a fazer parte da vida desse garoto.



Em 1949, Francisco encantou-se com o Recife e decidiu ficar por aqui. Dormiu em ruas e praças, trabalhou como engraxate e carregador de frete, até conseguir seu primeiro emprego como jardineiro na casa de um casal alemão, no Bairro das Graças.



Com seu primeiro salário, alugou um quarto em uma pensão localizada atrás do Clube Vassourinhas. Começou a frequentar o clube para assistir aos acertos de marcha, na época em que o frevo era a grande sensação.



Foi vencedor, no ano de 1958, do primeiro concurso de passista, promovido pela empresa pernambucana de turismo e emissoras associadas. No dia da finalíssima, ao anunciar o vencedor, o apresentador disse: “é ele, Francisco do Nascimento; o Nascimento do Passo.”



A partir daí, Nascimento foi convidado para inúmeros eventos estaduais e nacionais e desfilou em várias agremiações no carnaval. Em 31 de janeiro de 1973 deu seu maior passo de ousadia, fundando a primeira escola dedicada à arte do frevo: a Escola de Frevo Recreativa Nascimento do Passo. O mestre procurou desinibir qualquer um, mostrando que todos podem aprender a dançar o frevo.



O festival também vai homenagear Roseli Rodrigues diretora e coreógrafa do Raça Cia de Dança de São Paulo, a bailarina e coreógrafa Yeda Russo diretora da ADANAC e da Balleto – Londrina/ Paraná e a Manoel da Fonte do Teatro do Parque (in menorian).



Roseli Rodrigues - Coreógrafa e professora de Dança Contemporânea, formada em Educação Física. Adquiriu notoriedade no cenário da dança nacional e internacional com trabalhos coreográficos de grande sucesso tanto de público como também de crítica. Professora convidada nos grandes festivais de dança, workshops e instituições de dança no Brasil, Argentina, Paraguai, México e Itália.



Desde a década de 80 dirigia e atuava como coreógrafa residente de sua própria companhia, “Raça Cia. De Dança de SP”, com a qual percorreu todo o Brasil e alguns países da América Latina e Europa, merecedora de mais de oitenta prêmios dentre eles a indicação para o mais importante do teatro brasileiro, prêmio nacional Troféu Mambembe do Ministério da Cultura como melhor coreógrafa.



Coreografou inúmeros Grupos e Cias de dança do país destacando o Ballet do Teatro Guaíra em Curitiba - PR com a coreografia “O Segundo Sopro” e o Balllet do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, com a remontagem da coreografia “Novos Ventos”. Assinou também as coreografias dos musicais “Vitor ou Vitória” estrelado por Marília Pêra com direção de Jorge Takla, “Godspell” dirigido por Miguel Fallabela e do longa metragem “Aquária”, tendo como diretora a cineasta Flavia Moraes. Membro do Conselho Consultivo do Instituto Festival de Dança de Joinville - SC nos anos de 2003 e 2004 e da Comissão de Artes Cênicas e Música do Conselho Municipal de Cultura.



Serviço:

10º Festival Pernambuco em Dança

Onde: Teatro do Parque

Quando: 22, 23, 24 e 25 de Abril de 2010

Hora: 19h

Preço Único: R$ 10,00(dez reais)

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2010/04/19/10_edicao_do_festival_pernambuco_em_danca_movimenta_o_recife_171475.php

Nenhum comentário: