Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 21 de junho de 2010

O que ninguém te falou sobre a tua vida profissional

Em nossa infância brincamos de ser. A vida é uma brincadeira, daí brincamos que somos super-heróis, voamos, vencemos os inimigos e, ao anoitecer, recebemos de presente um dia cheio de vitórias seguido de uma noite reparadora de sono.

Em nossa adolescência, sonhamos em ser. Aquilo que era apenas uma brincadeira começa a tomar forma mais acentuada. Somos cobrados por entes sobre o futuro. Vislumbramos uma profissão, uma carreira. Ao nosso redor: parentes que não deram certo. Mas esses se encontram longe de nossas referências. Tudo parece possível. Que bom! Temos ainda muito tempo pela frente.

Hoje você está aqui. A hora é agora. Você será fruto de suas decisões. Ninguém fará por você o que lhe compete. Alguns recorrem a Deus, mas Ele mesmo diz: “levanta-te e anda”. E agora?

O fato é que muitos seres humanos crescem com algumas regalias fornecidas por seus progenitores. Desconhecem “os nãos” da vida. Acreditam que o mundo gira em torno de seus umbigos. E pior: creem que o mercado de trabalho também se encontra debaixo de seus pés. Não é bem assim!

Nascemos, geralmente, providos de proteção por parte de nossos pais (biológicos ou não). Somos dependentes e carentes de apoio em tudo o que fazemos. E, como um combustível para nosso desenvolvimento, necessitamos da presença e validação daqueles que serão, para nós, a referência em nossa caminhada. Quem nunca ouviu: “olha pai, o que eu consigo fazer?” “Mãe! Viu o que eu fiz?” As referências mudaram, mas a dependência, não. Desejamos que o “colinho” perdure, ainda que seja no mercado de trabalho. Mas, na vida profissional, as coisas são diferentes. As consequências são mais rápidas, tanto boas como ruins. E ocasionam perdas, por vezes, irrecuperáveis. Portanto, cuide melhor de seu momento profissional. Não desperdice oportunidades por imaginar que, na segunda vez, fará melhor. Provavelmente, não haverá uma segunda vez. Saiba que:

- Em seus lares, você poderá cometer falhas que, embora graves, poderão ser corrigidas. No mercado, você é, simplesmente, demitido.

- Com amigos, você se atrasa em compromissos importantes ou não cumpre uma palavra; no mercado, você é descontado e acumula péssimas imagens que lhe acompanharão por muito tempo.

- Na escola, quando não estuda e compromete seus resultados, no máximo, repetirá o ano. No mercado, se trouxer prejuízo ao seu cliente, deverá indenizá-lo.

- Na faculdade, você sai e entra durante a aula, quando deseja; do mercado, sairá uma só vez. Dependendo de como sair, não retornará nem mesmo para os quadros da empresa concorrente.

- Em sua vida pessoal, você toma decisões individuais. Em sua vida profissional, as decisões são coletivas e nem sempre partirão de você.

- Em suas relações afetivas, você trai e é perdoado (nem sempre); no mercado, você trai e é processado.
Agora que alguém te falou tudo isso, faça o seguinte: conte para alguém.
 Ah! E nunca se esqueça de incluir Deus em todos os seus planos.

Nosso espaço:
 Visite-nos e fale conosco em www.edisonandrades.com.br. Siga-nos no Twitter: profatendimento.

*Psicólogo organizacional, escritor e professor pós-graduado.

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-folha-dos-empregos/574520-o-que-ninguem-te-falou-sobre-a-tua-vida-profissional

Nenhum comentário: