Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 21 de julho de 2010

PLENÁRIA DO OP SAÚDE ELEGE AÇÕES PRIORITÁRIAS PARA O RECIFE



Representantes dos segmentos ligados à área definiram três itens dentro de cada eixo temático



Por Tiago André Santos 



Usuários, trabalhadores e gestores da Saúde da Cidade do Recife compareceram, na noite desta segunda-feira (19), à Plenária Temática do Orçamento Participativo, ciclo 2010. No encontro, o público definiu as prioridades para a área que devem ser implementadas pela Prefeitura no período de um ano. No total, estiveram presentes à reunião, promovida no Terminal Marítimo de Passageiros (Armazém 12), 418 pessoas.

Para o secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto, o espaço do Orçamento Participativo tem o objetivo de consolidar o processo de construção das políticas públicas, numa relação direita com o povo. “Estamos aqui cumprindo esse processo, retomando um diálogo com todos que atuam na área da saúde, e trabalhando em consonância com a Conferência Municipal de Saúde. Temos no OP um dos maiores instrumentos de participação popular que sabe ouvir de diversas maneiras e criar consensos”, afirmou o gestor.

O coordenador geral do Orçamento Participativo, Augusto Miranda, destacou o retorno da Plenária Temática da Saúde, orientado por uma determinação política do prefeito João da Costa e atendendo uma demanda e decisão da sociedade civil. “Além de comemorar nesta noite o retorno da plenária da Saúde, estamos resgatando uma tradição da área da Saúde de controle pela a população”, informou Augusto.

Ainda no encontro, foi realizada uma prestação de contas das realizações promovidas pela administração. Os dados foram divulgados pela diretora de planejamento da Secretaria de Saúde, Petra Duarte, que detalhou algumas das ações como: a ampliação da cobertura dos Programas de Saúde da Família (PSFs), equipes de Saúde Bucal, o Samu 192, o programa de Saúde para as mulheres, a criação de CAPS, e o enfretamento da filariose. “Parabéns a todos nós aqui que estamos fazendo dos nossos direitos uma realidade”, observou a diretora.

Ao final da reunião, a ação mais votada pelos participantes, com 754 pontos, foi de ampliar e qualificar a cobertura da estratégia do Saúde da Família para 60%, priorizando as áreas com menor cobertura, de acordo com os critérios de risco e vulnerabilidade e com número de pessoas cadastradas, conforme preconiza o Ministério da Saúde. Na segunda colocação, com 598 pontos, foi definido como prioridade priorizar a aquisição de imóveis próprios para o funcionamento dos equipamentos de saúde (CAPS, FSFs, Policlínicas, etc). Já com 395 pontos, a terceira ações eleita foi transformar três CAPS em 24h garantindo que, também estejam prontos para atendimento à crianças e adolescentes, respeitando a peculiaridade de seu desenvolvimento (Equipe Especializada).

“É importante que todos nós possamos eleger delegados e fiscalizar as atuações da Prefeitura”, defendeu o agente de saúde, Marcos Félix, que há oito anos atua na função. Dos 38 candidatos inscritos a vagas para delegados temáticos do OP Saúde, 29 foram eleitos, e irão representar os respectivos segmentos nos fóruns temáticos e no Conselho do Orçamento Participativo (COP).

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2010/07/20/plenaria_do_op_saude_elege_acoes_prioritarias_para_o_recife_172824.php

Nenhum comentário: