Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

AZEITE amigo do coração

O consumo de azeite de oliva ajuda a reduzir os níveis de colesterol e previne doenças cardiovasculares, devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. Os polifenóis do óleo extravirgem se acumulam no plasma sanguíneo e com isso os radicais livres que oxidariam o colesterol, a ponto de ele estacionar nas paredes dos vasos, ficam fora de ação.

Alimento pobre em ácidos gordos satu­rados, rico em antioxidantes e vitaminas A, D, E e K, tem ação protetora das arté­rias e das doenças do coração e ajuda a retardar o processo de envelhecimento das células. Segundo o cardiologista e professor universitário Hilton Chaves, o consumo regular, sobretudo do azeite extravirgem, deixa as pessoas mais distantes da ameaça de infarto.

Ele explica que esse alimento pode fornecer uma quantidade suficiente de antioxidantes ao organismo, ajudando a reduzir a oxidação, através da inibição da peroxidação dos lipídeos, fator que está envolvido nas doenças coronarianas.

Mas o azeite de oliva não faz milagres. “É altamente benéfico ao organismo, um aliado do coração. Mas as pessoas também precisam mudar os hábitos alimentares, consumindo mais verduras, grãos, frutas e peixes. Aí os resultados serão ainda me­lho­res”, ensina o cardiologista, lembrando também a necessidade da prática re­gu­lar de exercícios físicos. 

Fonte: http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-saude/597118-azeite-amigo-do-coracao

Nenhum comentário: