Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O resgate dos mineiros passo a passo e o que eles fizeram ao sair

O primeiro mineiro a ser resgatado da mina San José, depois de 69 dias de isolamento, foi Florencio Ávalos, e por último saiu o líder do grupo, Luis Urzúa, coroando um resgate espetacular que mobilizou a atenção do planeta.

A seguir uma lista com a ordem de saída dos mineiros e como eles se comportaram ao chegar à superfície:
-----------------
1- Florencio Ávalos: 31 anos, capataz, casado. Irmão de Renán, outro mineiro preso sob a terra. Na saída, foi recebido pela mulher Mónica e pelo filho Byron, que chorou muito ao ver o pai.

2- Mario Sepúlveda: 40, eletricista, casado. Subiu o túnel gritando dentro da cápsula de resgate e na saída distribuiu pedras trazidas da mina às autoridades. Foi o apresentador da maioria dos vídeos do grupo.

3- Juan Illanes: 52, mineiro, casado. Veterano do conflito fronteiriço entre Chile e Argentina em 1978. Foi abraçado pela mulher e saudou as autoridades presentes.

4- Carlos Mamani: 23, operador de máquinas pesadas, casado e pai de uma filha. Boliviano e único estrangeiro do grupo. Ele se ajoelhou ao deixar a cápsula e foi recebido pela esposa e pelo presidente do Chile, que exibiam bandeiras da Bolívia.

5- Jimmy Sánchez: 19, mineiro, solteiro e o mais jovem do grupo. Muito emocionado ao deixar a cápsula, foi recebido pelo pai.

6- Osman Araya: 30, mineiro, casado, com três filhos. Ao deixar o local, abraçou a esposa Angélica.

7- José Ojeda: 46, encarregado de perfuração, viúvo, diabético e autor da famosa mensagem "Estamos bem no refúgio, os 33". Foi recebido pela filha, que tinha uma bandeira do Chile nas mãos.

8- Claudio Yáñez: 34, operador de máquina, duas filhas. Foi recebido com um longo abraço da companheira, com quem prometeu se casar antes de deixar a mina. O momento foi registrado por uma das filhas com uma câmera de vídeo.

9- Mario Gómez: 63, motorista, casado e com quatro filhas. É o mais experiente do grupo, filho de mineiro. Foi recebido pela mulher, e depois de abraçá-la, ajoelhou-se para rezar.

10- Alex Vega: 32, mecânico de máquinas pesadas, casado. No dia 22 de setembro, celebrou o aniversário no interior da mina. Fez o sinal da cruz e em seguida abraçou a esposa, Jéssica Salgado.

11- Jorge Galleguillos: 56, mineiro experiente, casado, sofre de hipertensão. Foi recebido pelo presidente Sebastián Piñera e seu colega da Bolívia, Evo Morales, que chegou ao local para visitar o compatriota Carlos Mamani, o quarto resgatado. "Bem-vindo à vida", disse Piñera ao abraçar o mineiro.

12- Edison Peña: 34, mineiro, solteiro, havia manifestado o desejo de ser resgatado o mais rápido possível. "Obrigado por acreditar que estávamos vivos", disse ao presidente Sebastián Piñera.

13- Carlos Barrios: 27, mineiro, solteiro. O mineiro deu um longo abraço no pai, Antenor Barrios, que não conteve o choro. "Obrigado a todos", afirmou Carlos para as equipes de resgate.

14- Víctor Zamora: 33, mecânico, casado. Ao sair, abraçou a esposa, Jessica, grávida de três meses. "Víctor, nós estamos agradecidos por vocês, porque nos deram um exemplo de companheirismo", disse o presidente chileno. "Muito obrigado", respondeu o mineiro, visivelmente emocionado.
15- Víctor Segovia: 48, eletricista, casado, escreveu um diário dos quase 70 dias de isolamento. Ao deixar o túnel foi saudado pelo presidente Sebastián Piñera. "Obrigado por tua liderança; vamos ler suas notas", disse Piñera ao mineiro.

16- Daniel Herrera: 27 anos, casado, o último do grupo dos mineiros considerados mais frágeis por suas condições físicas. Deixou de ser taxista para virar motorista de caminhão na mina de San José, onde começou a trabalhar em janeiro deste ano. Foi saudado carinhosamente por sua mãe, Alicia Campos. Também foi abraçado pela primeira-dama Cecilia Morel.

17- Omar Reygadas: 56, eletricista, casado, recém-contratado para trabalhar na mina. Agradeceu às autoridades e, depois de deitar na maca, exibiu uma bandeira do clube Colo Colo - o mais popular do país- e a beijou várias vezes.

18- Esteban Rojas: 44, encarregado de manutenção, saiu às 14H50, se ajoelhou e ergueu as mãos para o céu. Depois abraçou a esposa, Jessica Yáñez, a quem - depois de 25 anos de casamento civil - prometeu se casar na Igreja, numa carta que enviou enquanto estava na mina.

19- Pablo Rojas: 45 anos, encarregado de explosivos, casado. Trabalhava há menos de seis meses na mina. Abraçou efusivamente o ministro de Mineração, Laurence Golborne, e também saudou com os braços erguidos os socorristas. É primo de Esteban Rojas.

20- Darío Segovia: 48 anos, operador de máquina, casado. Foi recebido pela esposa, Jessica Chille, que tirou várias fotografias do marido enquanto ele saía da cápsula. Depois, se abraçaram longamente.

21- Yonni Barrios: 50, eletricista, casado e encarregado do acompanhamento médico dos mineiros por seus conhecimentos de enfermagem. No exterior da mina San José, duas mulheres que disseram ser suas companheiras travaram uma disputa que terminou em briga. Por fim sua amante, Susana, o recebeu com um longo abraço na saída do duto.

22- Samuel Ávalos: 43, mineiro, casado e com antecedentes no uso de entorpecentes. Ao sair à superfície, beijou longamente sua esposa Ruth, com a qual tem quatro filhos. Apesar do sobrenome, não é irmão de Florencio nem de Renán Avalos, presos junto com ele na mina San José.

23- Carlos Bugueño: 27, mineiro, solteiro. Ao sair da cápsula, ficou abraçado por um longo tempo com a mãe, que esteve à sua espera no acampamento desde o primeiro dia do acidente, e posteriormente cumprimentou o presidente Sebastián Piñera, quem deu boas-vindas "à vida".

24- José Henríquez: 54, encarregado de perfuração, casado e guia espiritual dos mineiros. Sua esposa não conseguiu conter o choro ao ver o marido sair da cápsula, abraçando-o longamente, e ambos levantaram as mãos em um sinal de êxito e felicidade.

25- Renán Ávalos: 29, mineiro, solteiro, irmão de Florencio Ávalos. O mineiro abraçou sua companheira por longos segundos, enquanto o restante da família Ávalos se abraçava no acampamento, ao ver libertado o segundo dos irmãos soterrados.

26- Claudio Acuña: 44, operador de perfuradora, solteiro, trabalhava na mina há apenas três dias antes do soterramento. O mineiro foi direto para os braços da mulher, a quem deu um grande abraço que também incluiu a filha de dois anos, que chorava, e posteriormente entrou no hospital de campanha envolto numa bandeira chilena.

27- Franklin Lobos: 53, motorista, solteiro e ex-jogador profissional de futebol. Foi recebido por sua filha, Carolina Lobos, que o abraçou entre soluços e lhe entregou uma bola com a frase "estamos te esperando", que Lobos utilizou para fazer embaixadinhas, cumprimentando logo depois o presidente Sebastián Piñera.

28- Richard Villarroel: 27, mecânico, solteiro. O mineiro foi recebido com lágrimas pelos irmãos e pela mãe, que pensava que seu filho era comerciante porque Villarroel nunca contou que trabalhava em uma mina. A mãe de seu futuro filho está perto de dar à luz, e por isso precisou assistir ao resgate de casa.

29- Juan Aguilar: 49, supervisor, casado. Após 19 anos trabalhando como mineiro e quase 70 dias preso pelo desmoronamento, Aguillar foi recebido pela mulher, que abriu passagem entre técnicos e funcionários para beixar o marido assim que ele saiu da cápsula de resgate.

30- Raúl Bustos: 40, mecânico hidráulico, casado. Trabalhava como mecânico nos estaleiros da Marinha chilena em Talcahuano, porto destruído pelo tsunami de 27 de fevereiro. O mineiro foi recebido com um beijo por sua sorridente mulher, Carola Narvaez, e disse ao presidente Sebastián Piñera, a quem saudou com um abraço, que seguisse "pelo mesmo caminho".

31- Pedro Cortez: 24, eletricista, solteiro, pai de uma filha. Vítima de um acidente anterior que lhe custou um dedo, o mineiro foi recebido por sua prima pequena, que se derramou em lágrimas e abraçou o tio.

32- Ariel Ticona: 29, motorista de máquina pesada, casado. Recebido por sua esposa, Elizabeth, a quem abraçou e beijou em meio a risos e lágrimas, Ticona ganhou sua terceira filha durante os 69 dias sob a terra, e a chamou de Esperanza.

33- Luis Urzúa: 54, topógrafo, chefe de turno, casado e lider do grupo. Abraçado por seu filho com grande emoção e recebido pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, o "chefe" emergiu do túnel de resgate às 21H55. Urzúa conversou durante um bom tempo com Piñera, antes cantar o hino nacional e apertar a mão de diversos funcionários do governo e de socorristas.

Com a saída dos 33 mineiros, permaneceram no fundo da mina 6 socorristas que organizaram os trabalhos de resgate e serão içados nas próximas horas.

Da APF Paris

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20101013225904&assunto=18&onde=Curinga

Nenhum comentário: