Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 7 de novembro de 2010

Enem: domingo é dia de Redação

Para encerrar as provas de Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os feras não só irão responder mais 90 questões objetivas, de múltipla escolha, como também irão fazer uma Redação. Hoje, entretanto, os candidatos terão uma hora a mais que o primeiro dia para concluir a avaliação. Serão cinco horas e meia, a partir das 12h até às 17h30. Além da Redação, os alunos irão responder as provas de Linguagens e Códigos e de Matemática. O espaço dedicado ao estudo da linguagem, este ano, pela primeira vez, irá contemplar as línguas estrangeiras. Os feras vão fazer prova de Inglês ou Espanhol, de acordo com a opção da inscrição. Segundo o professor de Inglês Rodrigo Sitaro, fica difícil mensurar e apostar como será o exame, pois o Enem nunca teve uma prova de Língua Estrangeira e os candidatos e professores ainda não sabem quantas questões precisamente de Inglês e Espanhol a prova terá.

“A gente aposta entre 10 e 15 questões”, pontuou o professor, que também acredita numa prova baseada na interpretação de textos jornalísticos, científicos e até charges. “A gramática, se cair, vai ser de maneira funcional. Eles podem abordar falsos cognatos, conjunções, preposições, voz passiva, discurso indireto e verbos modais”, comentou Sitaro, que orienta os alunos a não lerem o texto mais do que três vezes e não procurar traduzir o texto todo, para não perder muito tempo. Assim como Rodrigo Sitaro, o professor de Espanhol, Saulo Barroso, garante que sem um modelo de questão é difícil apontar com certeza o que poderá cair. Saulo crê que o foco da prova de Espanhol será o vocabulário e as expressões idiomáticas. Para Saulo, a cultura da Língua hispânica, a diversidade, a morfologia e a semântica também estarão nas questões, que não devem ser encaradas com simplicidade por se tratar de uma língua aparentemente similar ao português.

“O que o candidato não deve fazer é usar o cognativo e pensar que todas as palavras têm os mesmos significados. Se ele achar que todas as palavras parecidas são iguais, possivelmente, vai errar algumas questões. Não se deve pensar em português na hora da prova, e sim, em espanhol”, alertou Saulo. Essa, também, será a primeira vez que a prova de Redação do Enem será utilizada pelo vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e, portanto, torna-se obrigatória para os feras. A professora de Português e Redação, Betânia Ferreira, aponta as linguagens utilizadas nas redes sociais, educação de base e discussões envolvendo a violência como possíveis temas da Redação, que deve ser feita antes das demais provas, em até uma hora e dez minutos. “O candidato não deve se preocupar, porque os temas sempre são fundamentados. Ele só deve ficar atento a trazer o tema para uma situação real e apresentar uma solução para uma possível problema”.

Quanto à prova de Português, Betânia Ferreira, acredita que questões de linguagem formal e informal, aspectos de concordância e crase podem cair na prova. “O candidato deve observar a base gramatical por meio do raciocínio lógico, já que as questões são contextualizadas. É importante que eles encontrem os objetivos nos comandos das questões para poderem entender como vai fazer a prova”, orientou Betânia, que aponta a habilidade de leitura como principal diferencial do candidato.  Já a prova de matemática promete correlacionar fenômenos cotidianos à ciência aplicada. O professor de Matemática, Ednaldo Ernesto, garante que os alunos precisam ter acumulado os conhecimentos teóricos dos assuntos para saber aplicá-los. “É importante que o aluno leia superficialmente toda a prova antes de resolvê-la. Ele vai ganhar tempo respondendo o que tem certeza da res­posta primeiro”, aconselhou o professor, que também recomenda relaxar antes do exame.   

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/601929-enem-domingo-e-dia-de-redacao-

Nenhum comentário: