Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 27 de novembro de 2010

Hoje é dia de combater o câncer em Pernambuco

Da Folha de Pernambuco
  
Uma data ainda longe de comemorações, mas que reforça a luta em favor da saúde é celebrada hoje em todo o País. O Dia Nacional de Combate ao Câncer propõe trazer mais reflexões para a sociedade acerca da prevenção da doença responsável pela segunda causa de morte no Brasil. Em Pernambuco, a campanha de maior força alerta para o mais frequente tipo de câncer, o de pele. Aportando no Estado em sua 12ª edição, a Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele traz novidades e alerta para os números da enfermidade.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia, 55 mil pessoas foram acometidas pela doença apenas no ano passado. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o número de novos casos estimado para o Brasil em 2010 será de 53.410 entre homens e de 60.440 nas mulheres. Tais valores correspondem a um risco estimado de 56 casos novos a cada 100 mil homens e 61 para cada 100 mil mulheres. No Recife, a expectativa é de mais 400 casos.

Embora a alta incidência possa assustar, a cura está relacionada com o diagnóstico precoce da doença. Para estimular essa prática, a campanha em Pernambuco amplia os atendimentos. A partir de hoje, 18 postos de saúde gratuitos estão montados em todas as regiões pernambucanas, atingindo do Recife a Fernando de Noronha, com expectativa de mais de três mil atendimentos. Pela primeira vez os municípios de Arcoverde e Serra Talhada receberão a campanha.

Para prestar os atendimentos, o projeto contará com 80 médicos voluntários. Ao passarem pelos postos, os pacientes serão consultados, e aqueles que tiverem a doença detectada serão encaminhados para as cirurgias nos locais onde foram atendidos. Aqueles que receberem atendimento em espaços como o Parque da Jaqueira ou policlínicas, serão selecionados para o mutirão de cirurgias já programadas para o dia 4 de dezembro, com uma equipe de dez especialistas.

“Nós pretendemos realizar no mutirão uma média de 60 cirurgias. Nosso objetivo na campanha é diagnosticar apenas o câncer de pele. Para isso os médicos voluntários farão a triagem dos pacientes que procuram os postos”, disse o coordenador da Campanha em Pernambuco e dermatologista, Emerson de Andrade Lima.

Segundo o especialista existem alguns possíveis sintomas do câncer que devem ser observados pela população.

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/33-destaque-noticias/605731-hoje-e-dia-de-combater-o-cancer-em-pernambuco-

Nenhum comentário: