Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 5 de dezembro de 2010

META É ESTUDAR OBJETIVAMENTE

Estudantes gostaram da técnica de organização de anotações, mas também preferem manter os velhos hábitos 
LAIZIANE SOARES   
A proposta de organizar as anotações para elaborar um “mapa mental”, e dessa maneira recordar com mais facilidade os assuntos vistos, foi bem recebida por alguns concurseiros entrevistados pela reportagem da Folha. Mesmo assim, alguns não abrem mão dos hábitos que desenvolveram desde a educação básica, enquanto outros já adotam a maneira simples e prática de anotar tópicos para fixar apenas o que é de seu interesse. 

É o caso do músico Jorge Montarroyos, que está se preparando para os concursos do TRT, TRE e TJ. O candidato não é adepto do caderno, optando por fazer anotações nas apostilas. “Presto atenção no que é dito pelo professor durante as aulas e anoto o que considero mais importante na apostila, que para mim é um meio para estudar mais rápido e responder questões”, afirma Montarroyos. 

Quem segue um método semelhante ao proposto pelo professor Paulo Neves Baptista é Ana Márcia. A técnica dela é chegar em casa, descansar trinta minutos e voltar a estudar por quatro horas seguidas. A concurseira está se debruçando sobre 13 disciplinas para prestar os exames de níveis médio e superior do certame do INSS. “É muita coisa para decorar. Então eu pego o principal e faço gráficos para facilitar na hora de relembrar o assunto”, explica Ana, que revê as anotações que faz uma semana depois das aulas.

A publicitária Pammalla Torres também não perde tempo quando o assunto é assimilar muitos conteúdos. Recém-formada, ela trocou os livros sobre criação para se dedicar às diversas disciplinas do Direito para concurso público. “Eu não faço grandes anotações, muito menos resumos. Meu segredo é destacar as palavras-chave do texto com o marcador. Só anoto quando o professor diz que o tópico não tem na apostila”, revela a concurseira de primeira viagem. 

Já Christiane Fialho, de 18 anos, só consegue fixar o conteúdo ouvindo as gravações das aulas e praticando exercícios. “Eu leio, tento compreender e vou para as questões”, conta a estudante, que dedica cinco horas diárias de estudo e tem como aliado o aparelho de MP4, assim como a colega Gerlani Fernandes. As duas apostam suas fichas no recurso do áudio para complementar as anotações feitas nos cadernos e se darem bem nas provas.

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/caderno-folha-dos-concursos/607128-meta-e-estudar-objetivamente

Nenhum comentário: