Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

LEI SECA: Detran-PE aumenta o número de blitze

JOSÉ ACCIOLY   
Em apenas dois dias de blitze reforçadas no Estado, o Departamento de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) abordou 1.684 veículos na Região Metropolitana do Recife e notificou 60 motoristas por alcoolemia. Parte desse contingente recusou fazer o teste do etilômetro ou foram flagrados com sinais de embriaguez. Sete veículos foram removidos para o depósito do Detran-PE e cinco pessoas encaminhadas para delegacias, por ingestão de bebidas alcoólicas e ultrapassar os seis decigramas de álcool por litro de sangue, como determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O presidente do órgão fiscalizador, Manoel Marinho, informou que as abordagens serão intensificadas até dia 2 de janeiro.

“Nossa expectativa é aumentar em 50% o número de veículos abordados durante esse período do que o normal. O objetivo não é gerar multas, mas sim coibir a mistura de bebida alcoólica com direção. A população precisa saber que estamos nas ruas para fiscalizar os motoristas que desrespeitam a lei”, ressaltou Manoel Marinho. Para este trabalho, o Detran-PE deslocou 110 agentes de trânsito e 35 viaturas que, junto com militares do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Polícia Civil, realizam 14 blitze diárias na Região Metropolitana e no Interior. Nove dessas fiscalizações são volantes, realizadas pelo departamento de trânsito.

Durante a operação de final de ano, a Delegacia de Acidentes de Trânsito funcionará das 23h às 7h, para agilizar e dar celeridade às ocorrências registradas na RMR. Na unidade, seis policiais civis e um delegado trabalham em esquema de plantão. Essa parceria com a SDS (Secretaria de Defesa Social) é importante porque acelera as autuações dos motoristas. Em tempos de confraternizações, notamos sempre um aumento de ocorrências e por isso é recomendável ter sempre o amigo da vez para levar as pessoas”, observou o presidente do Detran-PE.

Análise do departamento mostra que 4,6% de todas abordagens geram infrações. “São pessoas que são flagradas ou que se recusam a fazer o teste do bafômetro. Por isso gera a notificação”, explicou Marinho.


Para detectar presença de álcool nos motoristas, equipes de agentes de trânsito do Detran-PE receberam etilômetros. Também foram entregues 56 equipamentos ao BPTran e órgãos municipais de fiscalização de trânsito. O horário e locais das blitze foram ampliados. “Tem muita gente que espera a hora para voltar para casa. Não podemos divulgar os horários e locais para não prejudicar o trabalho, mas quem confie em esperar pode se surpreender”, garantiu Manoel Marinho.

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/edicao-de-hoje/608164-lei-seca-detran-pe-aumenta-o-numero-de-blitze

Nenhum comentário: