Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Lula se despede do povo recifense com festa no Marco Zero

Da Folha de Pernambuco
  
A quatro dias de passar a faixa presidencial para a presidente eleita Dilma Rousseff (PT), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva protagonizará o último grande ato popular de sua gestão, hoje, em Pernambuco. Uma festa foi preparada pelo PSB do governador Eduardo Campos em homenagem e agradecimento ao petista. O evento, marcado para as 17h, no Marco Zero, tem na programação show de artistas nordestinos como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Irah Caldeira, Santana, Maciel Melo, entre outros. O momento marcará a despedida de Lula do Planalto, presidente que, com esta visita, contabiliza cerca de 40 passagens pelo Estado ao longo de seus dois mandatos consecutivos.

O adeus do presidente em terras pernambucanas carrega ainda o simbolismo de trazê-lo de volta ao Estado de onde saiu ainda criança. Era 1952, quando ele migrou, aos 7 anos, para São Paulo, lugar em que iniciou, como torneiro mecânico, a carreira de líder sindical até chegar a cadeira da presidência pelo PT, partido do qual é um dos fundadores. No evento de hoje no Recife, o presidente verá os violeiros João Paraibano e Valdir Teles apresentarem um baião com versos enaltecendo sua trajetória. Esta será a segunda parte do ato festivo que tem início com o grupo de forrozeiros pernambucanos e será encerrada com o encontro de Alceu e Geraldo Azevedo.

Antes de seguir ao palco, o Governo do Estado tentará conduzir o presidente até o armazém onde será inaugurado o Centro Cultural Cais do Sertão Luiz Gonzaga - o primeiro museu nacional hi-tech de alto porte de Pernambuco. Estarão presentes na ocasião, além do governador Eduardo Campos (PSB), o ministro da Cultura, Juca Ferreira, segundo informações do Ministério da Cultura. Faz parte do protocolo ainda a cessão de uma área para a construção de escola de música que ficará sob a coordenação da Associação Orquestra Criança Cidadã.

O desembarque de Lula no Recife está previsto para as 13h30. Às 14h30, ele deve estar em Suape para o lançamento da pedra fundamental da Fiat, uma luta de Eduardo Campos, com intermédio de Lula para implantar o empreendimento no Estado. Hoje mesmo, ele segue para Fortaleza onde tem agenda amanhã pela manhã. À tarde, cumprirá roteiro oficial em Salvador. Esta já será a segunda passagem de Lula pelo Estado só neste mês, quando ele já esteve em Salgueiro conferindo obras de transposição do São Francisco. 

Fonte:http://www.folhape.com.br/index.php/noticias-geral/611354?task=view

Nenhum comentário: