Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

JOÃO DA COSTA APRESENTA PROJETO CENOGRÁFICO DO CARNAVAL MULTICULTURAL 2011

Prefeito anunciou projeto cenográfico do Carnaval 2011
Em entrevista coletiva, o prefeito anunciou a ampliação dos polos descentralizados e a extensão da decoração pelos principais corredores viários da Cidade

 
Por Kellen Lima


O prefeito do Recife, João da Costa, concedeu entrevista coletiva na manhã desta quarta-feira (26), para apresentar o projeto cenográfico do Carnaval Multicultural do Recife 2011. Criado pelo escritório do arquiteto Carlos Augusto Lira, e inspirado nas obras da artista plástica Tereza da Costa Rêgo – uma das homenageadas dos dias de Momo -, a decoração traz elementos tradicionais da festa, bem como novidades que prometem alegrar os foliões de todas as idades. O evento aconteceu na Casa de Recepções Di Branco, no Bairro do Recife.

A mesa de abertura do evento foi composta pelo prefeito João da Costa; pela primeira-dama, Marília Bezerra; Renato L, secretário de Cultura; Luciana Felix, presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife; André Campos, deputado federal; Tereza Costa Rêgo e Maestro Duda (homenageados); Carlos Braga, secretário interino de Turismo; André Brasileiro, coordenador do Carnaval; e pelo arquiteto Carlos Augusto Lira. Estiveram presentes ao evento representantes da imprensa local e nacional, além de todo secretariado municipal.

A incorporação de mais um polo descentralizado, na Bomba do Hemetério, bem como a expansão da decoração para importantes vias de acesso da Cidade, como as Avenidas Boa Viagem e Agamenon Magalhães, também foram anunciadas por João da Costa. “Para o Carnaval 2011 trabalhamos aspectos novos, consolidando o Carnaval como o melhor do País; uma festa multicultural e democrática. Ampliamos os polos e o alcance da decoração, envolvendo a Cidade em um ambiente de carnaval”, afirmou.

Guiado pelo trabalho de Tereza da Costa Rêgo, a cenografia urbana levará às ruas os elementos que permeiam as obras da artista plástica. Assim, a capital pernambucana também será adornada por formas femininas e de animais, como gatos e tamanduás. “O folião vai se deparar com uma cenografia deslumbrante, muito colorida, com figuras que representam o Carnaval espalhados pela Cidade, com as formas sensuais e os bichos, trazidos das obras de Tereza. Foi um grande desafio, mas um processo feliz”, enfatizou o arquiteto Carlos Augusto Lira.

Os turistas que chegarem ao Recife para os dias de festa terão todo o trajeto da folia devidamente sinalizado. Do Aeroporto, terminal Integrado de Passageiros, passando pelos hotéis, às vias públicas, placas de boas-vindas, em diversas línguas, e painéis ilustrativos introduzirão as pessoas no clima carnavalesco. “O Recife terá um Carnaval seguro, democrático e receberá o turista muito bem”, disse o prefeito.

De roupa nova - O Galo da Madrugada, tradicionalmente incorporado à Ponte Duarte Coelho, recebeu formato e roupagem nova. Feito, também, com fibra de côco, material desenvolvido pelo artista plástico Sávio Araújo, ele manterá a imagem da tradição da folia. “O galo está mais bonito e seguro. A nova estrutura é mais fácil de montar, e foi projetada de maneira a ficar estável. Não tem perigo de ser derrubado pelo vento, nem de que um possível foco de incêndio se alastre, já que a fibra de côco não permite que o fogo se expanda. Além disso ele está mais robusto e ganhou uma roupa luxuosa”, explicou o artista.

Homenagens - “Estou muito orgulhosa”. Foi com esta frase que Tereza da Costa Rêgo sintetizou o fato de ser homenageada do Carnaval 2011. “É o reconhecimento do trabalho de uma vida, um trabalho coerente, iniciado quando eu ainda era uma criança e prestigiado ainda agora, quando estou com 81 anos de idade”, disse. O outro homenageado da festa de Momo é o Maestro Duda. Brincalhão, ele se disse feliz diante da homenagem feita em vida. “Infelizmente as pessoas só lembram e dão importância ao artista quando ele morre. Então, recebo essa homenagem com honraria e muita felicidade”, afirmou Duda.

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2011/01/26/joao_da_costa_apresenta_projeto_cenografico_do_carnaval_multicultural_2011_175108.php

Nenhum comentário: