Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Realizada no Recife primeira cirurgia do Brasil para eliminar a enxaqueca

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR


Se lidar diariamente com crianças e adolescentes pode causar dores de cabeça, imagine ser professor de um colégio municipal e sofrer de enxaquecas crônicas quase todos os dias? Durante 16 anos, essa foi a cruz carregada por Terezinha Ferreira Lemos Vasconcelos, de 55 anos, que mora em Gravatá, no Agreste do estado. As crises duravam quatro ou cinco dias e a acometiam toda semana, mas, há 13 dias, essa realidade mudou. A paciente foi submetida a uma cirurgia experimental para solução do problema no Hospital dos Servidores de Pernambuco (HSE), no Recife. A chamada “técnica de Guyron” foi a primeira iniciativa do gênero que oficialmente se tem notícia no país.

Somente em remédios, para se livrar das dores, Terezinha chegava a gastar entre R$ 60 e R$ 120 todos os meses. Muitas foram as vezes, por exemplo, que ela teve que voltar para casa do trabalho, por não ter condições de enfrentar uma sala de aula e passar horas em cima de uma cama. “Era horrível. Já tomei todos os tipos de remédios, mas nada adiantava. Quando fiquei sabendo da possibilidade de cirurgia, fiquei com esperança e, hoje, graças a Deus estou muito satisfeita”, afirma.

Apenas casos como o da professora de Gravatá podem estar aptos à cirurgia: pacientes que não mais respondem a tratamentos diversos, especialmente os recomendados por um neurologista. No caso de Terezinha, a enxaqueca era localizada na nuca, onde um nervo vinha sendo estimulado por um músculo. A técnica consiste justamente na retirada parcial deste músculo, na área medial ao nervo. Em casos onde a dor é na área lateral da face, o que é retirado é o próprio nervo, que, neste caso é o chamado zigomático temporal.

De acordo com o cirurgião do HSE, Corintho Viana, a cirurgia de média complexidade não oferece grandes riscos ao paciente. O máximo que poderia acontecer é a pessoa acabar não apresentando melhoras significativas na intensidade ou na frequência das crises de enxaqueca. “Quando o caso é frontal, o que é mais comum, dois músculos são parcialmente removidos. Na pior das hipóteses, a pessoa fica impossibilitada de desenvolver rugas na área acima da sobrancelha”, afirma.

O procedimento foi criado por Bahman Guyron, chairman chairman cirúrgico da Universidade Case Western Reserve University, em Cleveland, nos Estados Unidos. Durante aplicações de botox, ele percebeu que, preenchida, a área do chamado ‘corrugador de sobrancelha’ resultava no alívio das dores de cabeça das pacientes, o que vem sendo estudado desde a década de 2000. De acordo com o estudo do americano, 47% dos pacientes submetidos ao tratamento apresentaram cura e outros 40%, tiveram um redução de mais da metade da intensidade e frequência das crises de enxaqueca. “Além disso, os resultados das operações acaba representando uma economia de 5 mil dólares para o sistema de saúde pública dos Estados Unidos”, garante Viana.

Durante a cirurgia é realizado uma incisão no couro cabeludo, por onde o procedimento é realizado. No caso de Terezinha, foi realizado um corte de cinco centímetros na parte de trás do pescoço, mas para enxaquecas localizadas em outras regiões, o corte é feito acima da testa. Todo o procedimento dura em torno de 1h30 e, em alguns casos, pode ser realizado apenas com anestesia local.

Apesar de prometer um resultado sonhado por 100% dos pacientes que sofrem com o problema, a cirurgia ainda não foi aprovada pelo Conselho Regional de Medicina (Cremepe), desde que o relatório do procedimento, realizado no último dia 20 de janeiro, foi submetido à instituição. Além de apenas ser uma opção para casos em nenhum outro tratamento surtiu efeito, a operação não está sendo feita em caráter particular no estado. “Estamos estudando e avaliando a técnica. Depois da aprovação da cirurgia pelo Cremepe, e um número mais relevante de iniciativas, é que se pode começar a pensar em realizá-la sob demanda. Hoje, não teria nem como avaliar o preço do procedimento”, sentencia o cirurgião.

Chat – Para saber mais sobre a operação que elimina a enxaqueca, o Pernambuco.com promove um chat com o cirurgião crânio-maxilo-facial Corintho Viana na tarde desta quinta-feira (3). O espaço estará aberto para que os leitores tirem dúvidas sobre o procedimento. O papo virtual será realizado a partir das 17h30.

Por Ed Wanderley

Fonte:http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110202151229

Nenhum comentário: