Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 14 de março de 2011

Declaração de IR pela internet exige cuidados extras com segurança

SÃO PAULO - Neste ano, a Receita Federal extinguiu a declaração do Imposto de Renda por meio de formulário de papel, o que faz com que o contribuinte declare cada vez mais por meio da internet.

Assim, mesmo que familiarizado com a rede, na hora de declarar, é preciso tomar alguns cuidados extras para evitar dor de cabeça no que diz respeito à segurança da informação, segundo alerta a advogada especialista em Direito Digital, sócia fundadora da Patricia Peck Advogados, Patrícia Peck Pinheiro.

Problemas

De acordo com a advogada, o uso de computadores sem as devidas proteções, sobretudo em cybercafés, lanhouses, ambientes públicos de acesso ou de uso coletivo, como universidades, pode fazer com que o contribuinte seja vítima de diversos golpes envolvendo segurança.

O mesmo pode ocorrer ao clicar em e-mails de desconhecidos ou falsos, como os que dizem que houve um erro no recebimento da declaração e pede para o contribuinte clicar em um link ou abrir um anexo para resolver o problema, deixando o computador exposto para que criminosos busquem todo tipo de informação, incluindo dados de conta bancária, senhas e números de cartão de crédito.

Dicas

Dessa forma, alerta Patrícia, ao fazer a declaração do Imposto de Renda, o contribuinte deve se certificar de estar utilizando um computador e conexão seguros, sendo fundamental a presença de anti-vírus, firewall e patches de segurança do navegador atualizados.

Abaixo, mais algumas dicas:

Evite fazer a declaração em cybercafés ou lanhouse, especialmente se não tiver certeza da segurança do equipamento. Caso a utilização de um equipamento coletivo seja inevitável, lembre-se de apagar as informações geradas pelo site da Receita na máquina e de salvar o arquivo digital (comprovante da declaração) em um pendrive, para não esquecer no equipamento; 

Se possível, faça uso de um e-CPF, um certificado digital, que traz mais garantia de autoria e identidade, evitando riscos na declaração; 

Não responda ou clique em e-mails que digam que houve problema com a declaração. Se houver dúvida, entre em contato direto com a Receita pelo site (www.receita.fazenda.gov.br) ou pelo telefone de atendimento ao público.

Declaração

Este ano, a temporada de Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda da Pessoa Física foi aberta no dia 1º de março e vai até o dia 29 de abril. Estão obrigados a declarar todos os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 22.487,25 durante o ano de 2010.

Pelo computador, o contribuinte tem até 23h59min59seg do último dia para enviar a declaração. Bancos e Correios recebem o documento no horário de expediente. A Receita espera receber cerca de 24 milhões de declarações.

Segundo Patrícia, é importante que o contribuinte não deixe para o último dia, já que é comum haver problema de excesso de solicitações ao site da Receita Federal e até indisponibilidade.

Em caso de atraso, a multa é de 1% sobre o imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto a pagar.

Fonte:http://dinheiro.br.msn.com/tributos/artigo.aspx?cp-documentid=27964832

Nenhum comentário: