Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 15 de março de 2011

Justiça do Trabalho do Paraná se prepara para atender surdos

Maior participação de deficientes físicos no mercado de trabalho provoca demanda no Judiciário Trabalhista. Curso que começa na próxima terça-feira irá formar servidores para o atendimento aos surdos em Língua Brasileira de Sinais (Libras)

Fonte | TRT - PR - Segunda Feira, 14 de Março de 2011
 
O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná inicia nesta terça-feira, 15 de março, novo curso para formação de servidores e magistrados no aprendizado de Libras - Língua Brasileira de Sinais. O objetivo é preparar o Judiciário, principalmente os servidores que fazem o primeiro contato no balcão, para o atendimento aos surdos que procuram pela Justiça. A aula inaugural ocorrerá nesta terça-feira, às 10 horas, na Escola Judicial do TRT-PR, na rua Vicente Machado, 147, em Curitiba. O curso será ministrado pela Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (FENEIS).

"O Brasil ratificou a convenção internacional acerca dos portadores de necessidades especiais e o seu acesso à Justiça. Isso criou novas demandas, inclusive a contratação dessas pessoas no mercado de trabalho. É um dever nos prepararmos para atender a todos os trabalhadores, sem distinção, e o curso de Libras proporciona esse atendimento", explica a presidente da Comissão de Responsabilidade Social do TRT-PR, desembargadora Ana Carolina Zaina.

O TRT-PR é pioneiro na implantação de cursos de Libras no Judiciário.

Iniciou essa formação antes mesmo da publicação da Resolução 64/2010 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que determina aos tribunais a realização do curso básico da língua de sinais. Em 2008, o TRT formou a primeira turma no curso básico e, em 2009, deu continuidade à formação no curso intermediário, preparando servidores para atuar nas unidades judiciárias de Curitiba.


Informações à Imprensa:

Flaviane Galafassi
(41) 3310-7313

Fonte: http://jornal.jurid.com.br/materias/noticias/justica-trabalho-parana-se-prepara-para-atender-surdos

Nenhum comentário: