Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 19 de março de 2011

Obama e Dilma exaltam valor da integração para a democracia


Presidente americano, Barack Obama, desembarca no Brasil às 7h31 acompanhado da família
Os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e do Brasil, Dilma Rousseff, asseguraram neste sábado que os organismos de integração regional, como a União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e o Mercosul fizeram uma "valiosa contribuição" à democracia, paz, cooperação, segurança e desenvolvimento.


Obama e Dilma avaliaram o "diálogo" entre a Unasul e o Executivo americano, em uma declaração conjunta. Além disso, ambos os governantes expressaram seu "compromisso" com a Organização dos Estados Americanos (OEA) e aplaudiram os "esforços empreendidos para tornar o organismo mais transparente e eficiente, capaz de enfrentar os desafios do século XXI".


Desde a criação da Unasul, que foi impulsionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2008, foi realizada apenas uma reunião entre a cúpula desse organismo e a Administração dos EUA, em abril de 2009 em Port of Spain (Trinidad e Tobago), por ocasião da 5ª Cúpula das Américas.


Obama e Dilma também assinalaram a necessidade de promover uma "melhor articulação" entre a Cúpula das Américas, fórum que qualificaram como "instância de coordenação regional do mais alto nível", a OEA e os demais organismos interamericanos para dar uma "maior coesão" e "fortalecer as sinergias entre instituições".


Obama chegou nesta manhã a Brasília, onde foi recebido por Dilma no Palácio do Planalto. A visita do presidente dos EUA ao Brasil é a primeira parada de uma viagem oficial pela América Latina, que inclui ainda Chile e El Salvador.


Fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/obama-no-brasil/noticias/0,,OI5006359-EI17810,00-Obama+e+Dilma+exaltam+valor+da+integracao+para+a+democracia.html

Nenhum comentário: