Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 22 de abril de 2011

João da Costa decreta estado de alerta no Recife


Fotos: Ricardo Labastier/JC Imagem
Por Daniel Guedes



De volta à cidade, o prefeito João da Costa (PT) decretou, a partir desta sexta-feira (22), estado de alerta no Recife. Com isso, toda a estrutura da Prefeitura fica voltada para a prevenção de tragédias e transtornos provocados pelas chuvas. Estão suspensas as férias dos servidores diretamente envolvidos com as ações preventivas.

O decreto foi feito porque somente no mês de abril já choveu cerca de 600 milímetros, o dobro do recorde de um mês de abril. "Como a gente já ultrapassou os limites de tolerência de, por exemplo, drenagem dos morros, eu estou decretando estado de alerta a partir de hoje na cidade do Recife para que toda a estrutura da Prefeitura fique à disposição do Programa Guarda-Chuva e da Codecir para que a gente possa aumentar as ações preventivas", disse o prefeito.

João da Costa anunciou também obras de drenagem em três outros pontos da cidade, que ele visita na manhã deste sábado (23): Avenida Agamenon Magalhães (em frente ao Bompreço), Avenida Mascarenhas de Morais (no cruzamento com a Rua Olívia Menelau e em frente à Netuno) e na comunidade do Bode, no Pina. No trecho da Agamenon Magalhães o prefeito autorizou a construção de uma estação de bombeamento para evitar alagamentos.

"A gente tem que criar condições para que, quando essa situação aconteça, a gente possa ter respostas a ser dadas a elas. A construção de uma estação de bombeamento na Agamenon Magalhães não necessariamente vai ser usada cotidianamente, mas numa situação de anormalidade, de chuva intensa".

Todos os serviços estão orçados em R$ 1 milhão, dinheiro que será remanejado na própria PCR. O departamento jurídico verá se é possível fazer dispensa de licitação para dar celeridade às obras.
Na semana passada foram anunciados serviços nos seguintes pontos: cruzamentos da Avenida Caxangá com a BR-101 e da Avenida Norte com a Rua 48, além do trecho da Avenida João de Barros que fica em frente à Celpe, na Boa Vista. Na próxima semana será a vez dos pontos de alagamento da Avenida Domingos Ferreira, em Boa Viagem, na Zona Sul.

João da Costa anunciou também que irá procurar o governador Eduardo Campos (PSB) para solicitar recursos junto ao governo federal. A verba, segundo ele, é para limpar os rios Tejipió e Beberibe.

O prefeito comandou na sede da Prefeitura uma reunião da qual participaram o secretário de Serviços Públicos, Eduardo Vital, o chefe de gabinete, Félix Valente, o coordenador do Orçamento Participativo, Augusto Miranda, o secretário de Comunicação Erick Carrazzoni, a secretária especial de Relacionamento com a Imprensa, Ceça Brito, o secretário de Controle, Desenvolvimento Urbano e Obras, Amir Shvartz, o secretário de Assuntos Jurídicos, Cláudio Ferreira, o secretário de Articulação Política, Sérgio Leite, e a coordenadora da Codecir, Keila Ferreira.

O prefeito aproveitou a entrevista coletiva de meia hora que concedeu após a reunião para censurar a oposição. Para João da Costa, ela faz críticas sem olhar para o que fez no passado.

Veja os locais onde a Prefeitura promete fazer obras de drenagem (clique no mapa):
Fonte: http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/04/22/joao_da_costa_decreta_estado_de_alerta_no_recife_98651.php

Nenhum comentário: