Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 19 de abril de 2011

Senado Federal recebe mensagens com três indicações para ministros do STJ, vagas destinadas a advogados, que desde 2008 era ocupada por desembargadores

A presidenta Dilma Rousseff encaminhou ao Senado Federal mensagens com os nomes dos três advogados para vagas de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os indicados Ricardo Villas Bôas Cueva, Antonio Carlos Ferreira e Sebastião Alves dos Reis Júnior serão sabatinados pelos parlamentares que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e, após este procedimento, passarão por votação no plenário do Senado.

Ricardo Villas Bôas Cuêva, 48 anos, é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em Direito Tributário pela Harvard Law School. É também doutor em Direito Tributário Ambiental pela Johann Wolfgang Goethe Universität, Alemanha. Atuou como procurador do Estado de São Paulo e da Fazenda Nacional e, ainda, como conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). De 2002 a 2004, foi professor de Direito Empresarial do Ibmec Educacional S/A, em São Paulo. Ficará com a vaga de Nilson Naves, aposentado em abril de 2010.

O paulista Antônio Carlos Ferreira, 54 anos, irá ocupar a vaga aberta com a aposentadoria do ministro Antônio de Pádua Ribeiro, ocorrida em setembro de 2007. É bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (formado em 1981). É advogado de carreira da Caixa Econômica Federal há mais de 25 anos, ingressando na instituição por meio de concurso público. Foi diretor jurídico da Caixa e é presidente do Conselho da Escola de Advocacia da Universidade Caixa.

Sebastião Alves dos Reis Júnior, 46 anos, é mineiro, bacharel em Direito pela Universidade de Brasília e especialista em Direito Público pela PUC/MG. Atuou como advogado das Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte) e da Companhia Nacional de Saúde Mental, e foi consultor jurídico do Ministério da Integração Nacional. Também foi chefe da Assessoria Jurídica da Empresa Brasileira de Comunicações (Radiobrás – 1998 a 2003) e coordenador-geral da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (1998/1999). Ocupará o assento do ministro Humberto Gomes de Barros, aposentado em julho de 2008.

Com a definição dos nomes dos advogados, o STJ passará a contar com quadro completo de ministros. Desde dezembro de 2008, as vagas destinadas a advogados no tribunal vinham sendo ocupadas por desembargadores convocados.

Fonte :http://blog.planalto.gov.br/senado-federal-recebe-mensagens-com-tres-indicacoes-para-ministros-do-stj/

Nenhum comentário: