Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 21 de maio de 2011

JOÃO DA COSTA ANUNCIA SIMULADO DE PREPARAÇÃO PARA DESASTRES

Prefeito reuniu-se com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta
Durante a reunião, também foi discutido o processo de volta das famílias que estão nos alojamentos da PCR para suas residências

Por Pablo Ravel

O prefeito do Recife, João da Costa, reuniu-se mais uma vez, no início da noite desta sexta-feira (20), com o Comitê de Monitoramento do Estado de Alerta do Município. Durante o encontro, que contou com a participação de secretários e coordenadores municipais, foi discutido o processo de volta das famílias que estão nos alojamentos da Prefeitura do Recife para suas residências, além do anúncio do Simulado de Preparação para Desastres – Conhecer Riscos, Evitar Perdas.

“Graças ao trabalho realizado de forma coordenada pelo Comitê de Monitoramento, estamos podendo voltar com as famílias que estavam desabrigadas para suas casas. Isto está sendo feito de forma sistemática e com acompanhamento de nosso trabalho de assistência social. Cada família está voltando com um kit de limpeza, cesta básica e acompanhamento psicológico”, afirmou o prefeito. “Nós tínhamos 1.200 famílias nos alojamentos, desde 15 dias atrás. Até a próxima segunda (23) ou terça-feira (24), estes alojamentos serão devolvidos para que a Secretaria de Educação possa retomar as aulas”, completou.

O gestor municipal destacou também que os trabalhos de limpeza de galerias e canais, recapeamento e a Operação Tapa-buraco, devem continuar neste fim de semana. “Para que a gente possa ir dotando a Cidade de condições adequadas para conviver com uma situação que é atípica e extraordinária, que são estas chuvas acima da média, é importante que a gente faça esse trabalho e mantenha o contato permanente com a população para que, em uma situação de emergência, a gente possa orientar e a população saber que pode contar com a Defesa Civil e com o Comitê de Estado de Alerta, que está se reunindo praticamente todos os dias para acompanhar essa situação na Cidade e garantir a segurança de todos” atentou o prefeito.

Com relação ao Simulado de Preparação para Desastres, João da Costa anunciou: “Vamos fazer um simulado com a Secretaria Nacional de Defesa Civil, que escolheu o Recife para realizar uma dessas simulações de um estado de emergência em área de risco. Será realizado todo o trabalho que seria feito no caso de um acidente grave em uma área de risco. Teremos ambulâncias, rotas de fuga e toda equipe mobilizada para podermos treinar os técnicos da nossa Defesa Civil, para atender de forma ainda mais competente e eficaz a este tipo de situação, que temos enfrentado de forma contínua”, concluiu o prefeito.

Transferência de famílias – Nesta semana, a Prefeitura do Recife, por meio da Coordenadoria de Defesa Civil (Codecir), iniciou as vistorias técnicas nos imóveis localizados em áreas ribeirinhas que foram atingidas por alagamento em virtude da elevação do nível do Rio Capibaribe. O objetivo da ação é avaliar a situação dos imóveis e verificar se eles se encontram em situações favoráveis a receber de volta as famílias, que estão alojadas em espaços coordenados pelo Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc). Um mutirão foi organizado nesta sexta-feira (20), envolvendo todas as Estações Regionais da Codecir, com a participação de cerca de 40 profissionais, para acelerar o andamento das vistorias e promover o mais breve retorno das famílias aos seus lares. O resultado desta ação foi o encaminhamento total das 21 famílias (87 pessoas) das comunidades das vilas Esperança e Nossa Senhora da Conceição, que estavam alojadas na Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela. Todas já voltaram para casa e a unidade de ensino poderá voltar às suas atividades normais. A ação continua neste sábado (21), na comunidade Ayrton Senna (Iputinga), cujas famílias estão distribuídas nas escolas Diná de Oliveira e Maciel Pinheiro.

Simulado - A Prefeitura do Recife irá realizar, no próximo dia 28 (sábado), o Simulado de Preparação para Desastres, em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). A ação acontecerá das 8h às 12h e envolverá 40 famílias do Córrego do Sargento, na Linha do Tiro (RPA-2).

O treinamento tem o objetivo de capacitar as comunidades que residem em áreas de risco sobre os procedimentos a serem realizados numa situação emergencial de desastre. Além do Recife, o Simulado de Preparação para Desastres acontecerá simultaneamente nas cidades de Salvador (BA) e Maceió (AL). O resultado servirá para consolidar os estudos feitos para a elaboração de um sistema de monitoramento, alerta e alarme. Além disso, irá avaliar o desempenho das defesas civis dessas cidades, o envolvimento da população em situações de risco e desastre e a eficiência do sistema de cadastramento das famílias atingidas.

A simulação será dividida em quatro etapas. A primeira será o alerta emitido pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD) da Sedec aos órgãos estaduais e defesas civis municipais sobre a ocorrência de fortes chuvas que venham a provocar deslizamentos nas áreas atingidas. Em seguida, vem a atuação da defesa civil municipal, que enviará o alerta para as famílias do Córrego do Sargento via SMS de celular. A terceira etapa será a evacuação dos locais por meio de rotas de fuga já definidas pela Codecir. A retirada contará com três ônibus, que levarão as famílias para o abrigo localizado na rua Madri, na Imbiribeira. A última etapa será o cadastramento das famílias e a realização de uma palestra com orientações sobre práticas seguras em áreas de risco.

Há 15 dias, a Codecir já vem se preparando para esta atividade. Além das reuniões com representantes da Sedec e uma reunião de planejamento interno da equipe e com os parceiros internos da Operação Inverno 2011, houve uma primeira mobilização com os moradores do Córrego do Sargento. A Codecir voltará à comunidade nos dias 26 e 27. A ação contará com a participação de diversos secretarias e órgãos da Prefeitura – como as de Serviços Públicos (Emlurb, CTTU e Guarda Municipal), Controle Urbano (Dircon, URB), Saúde (Samu), Assistência Social (Iasc), Educação, além da Coordenadoria de Orçamento Participativo (OP), Programa Parceria nos Morros, Prometrópole e parceiros externos, como Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e Codecipe.

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2011/05/20/joao_da_costa_anuncia_simulado_de_preparacao_para_desastres_176781.php

Nenhum comentário: