Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 9 de julho de 2011

DIRCON REALIZA 80 APREENSÕES NA AVENIDA CONDE DA BOA VISTA

Ação ocorreu na manhã deste sábado
As ruas Sete de Setembro, Hospício, Saudade e Manoel Borba também foram monitoradas

Por Pablo Ravel

Com objetivo de liberar as calçadas e vias de ônibus para os pedestres, a Prefeitura do Recife, por meio da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), realizou, durante todo dia de hoje (09), uma operação de combate ao uso irregular do espaço público na Avenida Conde da Boa Vista. Cerca de 50 pessoas trabalharam na ação, que fez parte do programa Recife! Nosso Centro e contou com o apoio da Polícia Militar e CTTU.

Durante a operação, foram realizadas 80 apreensões, entre carroças, cadeiras de plástico, bancos, mesas, formas para fazer bolo, isopor de cerveja e produtos que estavam sendo comercializados de forma irregular nas calçadas e vias. Os agentes percorreram toda avenida Conde da Boa Vista, e também fizeram o monitoramento nas ruas Sete de Setembro, Hospício, Saudade e Manoel Borba.

A Avenida Conde da Boa Vista já foi revitalizada e por isso fizemos esta ação de reforço. Intensificamos o monitoramento nas vias e calçadas pois notamos que estava acontecendo essa ocupação do comércio informal, afirmou a coordenadora do programa Recife! Nosso Centro, Elida Dias. Estamos realizando também, todo trabalho de orientação e ordenamento e do comércio formal nas calçadas, disse a coordenadora.

Todas as mercadorias apreendidas foram levadas para o depósito da Gerência de Apreensão da Dircon e somento poderão ser resgatadas após o pagamento de uma multa que varia entre R$ 100 e R$ 500.

Requalificação - O programa Recife! Nosso Centro, lançado pela Prefeitura do Recife em novembro de 2010, visa resgatar o papel da região como referencial metropolitano de comércio, serviço e moradia, restituindo a simbologia histórica e cultural do território para a população do município. As ações são direcionadas para garantir a acessibilidade e mobilidade das vias fazendo valer as legislações vigentes sobre o assunto, tanto municipais, como estaduais e federais. Outro foco importante da iniciativa é a melhoria da limpeza urbana. Para isso, está sendo trabalhado o ordenamento do comércio popular, da publicidade, bem como do comércio formal.

Desde sua implementação já foram realizadas ações de ordenamento nas ruas Sete de Setembro, Hospício e Avenida Dantas Barreto. Nestes locais, os comerciantes estão atuando de forma organizada e em áreas determinadas pela Prefeitura. O trabalho de ordenamento liberou as calçadas e paradas de ônibus para os pedestres, facilitou a circulação de veículos e diminuiu em cerca de 40% a produção de lixo nas respectivas vias.

Fonte:http://www.recife.pe.gov.br/2011/07/09/dircon_realiza_80_apreensoes_na_avenida_conde_da_boa_vista_177632.php

Nenhum comentário: