Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Depois de tomar quartel-general, rebeldes entram na casa de Khadafi, diz TV

Os rebeldes entraram na casa do líder líbio Muammar Gaddafi, depois de tomarem controle do quartel-general do ditador, nesta terça-feira. Eles avançaram sobre um dos portões do complexo de Bab al-Aziziya, um conjunto de edifícios fortificados que é o QG dele, informou a TV al Jazeera, citando fontes.


Repórteres da Reuters em Trípoli disseram que os rebeldes estavam disparando para o ar de dentro do complexo, para celebrar.


Centenas de rebeldes invadiram os portões do quartel de Bab al-Aziziya após horas de intenso tiroteio nesta segunda-feira. O local era uma das poucas áreas sob o comando do regime de Gaddafi.


Como ação simbólica, os rebeldes hastearam sua bandeira assim que assumiram o controle do quartel. Localizado no centro de Trípoli, o complexo de seis quilômetros quadrados é considerado o quartel-general e residência de Gaddafi.


Em entrevista à rede CNN, um dos rebeldes afirmou que as tropas de segurança do ditador que estavam dentro do complexo desertaram e entregaram suas armas. Ainda não se sabe se Gaddafi está escondido no local. De acordo com locais, o quartel-general possui uma rede de túneis que complicaria a captura do ditador caso ele esteja no local.


O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse acreditar que Gaddafi não deixou a Líbia, a mesma opinião da oposição. "Não achamos que ele tenha deixado o país. Acreditamos que ele continua na Líbia, em Trípoli ou em algum ponto próximo", disse Guma el Gamaty, porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), à rede BBC.


O quartel-general do ditador fica perto do hotel Rixos, onde estão hospedados muitos jornalistas estrangeiros. O edifício estremeceu às 9h (6h de Brasília) após uma forte explosão nas proximidades, o que criou uma onda de pânico entre os repórteres, que se refugiaram no subsolo.

Rebeldes controlam 80% de Trípoli

Líderes rebeldes disseram que 80% da capital da Líbia está agora sob controle das forças de oposição ao líder Muammar Gaddafi, disse a chefe de política externa da União Europeia, Catherine Ashton, nesta terça-feira (23).

"Eu acabei de falar com o (presidente do Conselho Nacional de Transição) Abdel Jalil, que me contou que 80% de Trípoli está agora sendo controlada pelo Conselho, mas que ele prevê que levará um tempo para avançar mais", disse Ashton, em entrevista coletiva.

Ela afirmou ainda que líderes do conselho rebelde da Líbia haviam dito que queriam ajuda internacional para se preparar para eleições no país.


Mais cedo, a emissora de TV AL Jazeera divulgou imagens de bombas sendo atiradas e fumaça emergindo sobre capital líbia, enquanto rebeldes tentavam derrotar as tropas de Gaddafi nos bairros que ainda estão sob seu controle.


Os rebeldes entraram em Trípoli na noite de sábado e já controlam a Praça Verde - lugar simbólico no qual os partidários do regime costumavam se reunir - e a sede da televisão estatal, que não transmitiu sua programação diária, mas as forças leais a Gaddafi ainda resistem em alguns bairros, incluindo Tajura, Suq-Joma e Fashlom.


Segundo o Centro de Imprensa dos rebeldes, reforços estão chegando a Trípoli por mar a partir da cidade de Misrata, 200 km ao leste, para garantir a tomada da capital.

* Com as agências internacionais

Fonte:http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/08/23/rebeldes-tomam-quartel-general-de-gaddafi.jhtm

Nenhum comentário: