Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Insensato Coração: fique por dentro do tumor de testículo, que acomete o personagem André

Em Insensato Coração, André (Lázaro Ramos)
é submetido à extração cirúrgica do testículo
 afetado por um nódulo
 (Foto: João Miguel Júnior / TV Globo)
No capítulo de ontem (16/7) da novela Insensato Coração, o designer André Gurgel, interpretado pelo ator Lázaro Ramos, passa por uma cirurgia para retirar o testículo afetado por um nódulo.

A cena abre uma discussão sobre o cânceres testiculares, que correspondem a 5% do total de casos de neoplasias entre os homens. É facilmente curado quando detectado precocemente e apresenta baixo índice de mortalidade.

Trata-se de um tumor com maior incidência em homens em idade produtiva, com menos de 40 anos. Só em 2009, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) registrou mais de 11 mil novos casos de câncer de testículo. E em 2007, 257 homens morreram devido a esse tipo de neoplasia, que é considerada uma das mais curáveis, principalmente quando detectada em estágio inicial.

O exame físico, recomendado pelo Inca, é o melhor meio de detecção precoce do problema. Segundo o instituto, o autoexame dos testículos deve ser feito uma vez por mês, após um banho quente. O calor relaxa o escroto (saco musculocutâneo que contém os testículos) e facilita a observação de possíveis anormalidades de tamanho, sensibilidade ou densidade.

PROCURE NO AUTOEXAME

- Alteração do tamanho dos testículos

- Sensação de peso no escroto

- Dor imprecisa na parte inferior do abdome ou na virilha

- Derrame escrotal, caracterizado por líquido no escroto

- Dor ou desconforto no testículo ou escroto.

PASSO A PASSO DO AUTOEXAME

- De pé, em frente ao espelho, verificar a existência de alterações em alto relevo na pele do escroto

- Examinar cada testículo com as duas mãos

- Posicionar o testículo entre os dedos indicador, médio e o polegar

- Revolver o testículo entre os dedos – não se deve sentir dor ao realizar o exame

- Não é para se assustar se um dos testículos parecer ligeiramente maior do que o outro, pois isso é normal

- Achar o epidídimo – canal localizado atrás do testículo que coleta e carrega o esperma. Ao se familiarizar com essa estrutura, o homem não confundirá o epidídimo com uma massa suspeita

- Os tumores malignos são localizados com mais frequência lateralmente aos testículos, mas também podem ser encontrados na porção ventral (parte de baixo dos testículos)

Caso sejam observadas alterações, o médico (de preferência, um urologista) deve ser consultado.

SAIBA MAIS - A melhor forma de prevenir o problema é manter visitas periódicas ao urologista. Os principais fatores de risco são o histórico familiar, lesões e traumas na bolsa escrotal, além do retardo ou ausência de descida dos testículos na bolsa escrotal ao nascimento, chamada criptorquidia.

Já quando se fala sobre os sintomas do câncer testicular, menciona-se comumente o aparecimento de um nódulo duro, geralmente indolor, aproximadamente do tamanho de uma ervilha.

Mas é preciso prestar atenção a outras alterações, como aumento ou diminuição no tamanho dos testículos, nódulos ou endurecimentos, dor imprecisa na parte baixa do abdome, sangue na urina e aumento ou sensibilidade dos mamilos.

O tratamento inicial é sempre cirúrgico e possibilita a exposição do testículo para a realização de biópsia. Em caso positivo para câncer, o testículo é extraído. O médico também investiga se o câncer se espalhou para outros órgãos. A função sexual ou reprodutiva do paciente não é afetada, desde que o outro testículo esteja saudável. Em seguida, a terapêutica pode ser cirúrgica, radioterápica e quimioterápica.

Que fique um recado para os homens: visitar o urologista periodicamente, assim como as mulheres fazem com o ginecologista, é indispensável.

Fonte:http://casasaudavel.com.br/2011/08/17/insensato-coracao-fique-por-dentro-do-tumor-de-testiculo-que-acomete-o-personagem-andre/

Nenhum comentário: