Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Médico liga novo AVC de Gomes ao dos tempos de São Paulo; risco de morte ainda existe



Alexandre Campello também disse que técnico deve ter algum tipo de tensão não controlada e que tomava remédios de forma irregular

Um dos integrantes da equipe médica do Vasco, Alexandre Campello esteve no Hospital Pasteur na manhã desta segunda-feira, no Rio de Janeiro, para visitar Ricardo Gomes e, na saída, revelou que o Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico sofrido pelo treinador tem ligação com a isquemia sofrida quando o profissional comandava o São Paulo, no ano passado, e que ainda há risco de morte. A boa notícia é que o hematoma foi totalmente retirado do cérebro após a cirurgia feita na noite de domingo.

"Certamente, sim, tem a ver com o que aconteceu no São Paulo. Ele tem uma hipertensão arterial mal controlada que acabou culminando com esse acidente vascular", afirmou Campello. É a primeira vez desde que o treinador passou mal, ainda no Engenhão durante o clássico entre Flamengo e Vasco, que a ligação entre os dois episódios é admitida por um médico do clube.

"Nas próximas 72 horas, dificilmente haverá novidades. Após 72 horas já poderemos ter algum indício se haverá sequela. É muito cedo ainda para se dizer se ele poderá ou não prosseguir na sua carreira, pois o importante agora é que ele passe a não ter nenhum risco de morte, que ainda existe", continuou explicando Campello.

Na isquemia, tipo de AVC mais simples, acontece quando há uma redução do fluxo sanguíneo para o cérebro. Já o AVC hemorrágico, que ocorre em apenas 20% dos casos e é o sofrido agora por Gomes, se dá quando um ou mais vasos se rompem dentro do cérebro, derramando sangue internamente ou no espaço existente entre o crânio e o cerébro.

Segundo o novo boletim médico divulgado pelo hospital, por volta das 10h30 desta segunda, Ricardo Gomes, de 46 anos, permanece internado no Centro de Terapia Intensiva (CTI), sedado e respirando com a ajuda de aparelhos. O documento faz questão de ressaltar que a tomografia computadorizada realizada logo após o procedimenro cirúrgico, que durou cerca de três horas, mostrou que o hematoma foi totalmente retirado e a pressão intracraniana está sob controle. Além disso, uma nova operação foi descartada no momento.

Campelo disse também que o novo problema leva a acreditar que Ricardo Gomes tenha algum problema de hipertensão. "Isso normalmente se dá por pico hipertensivo. Ele deve ter aí algum tipo de tensão não controlada". Questionado se Gomes tomava algum remédio para controle destes picos hipertensivos, disse: "De forma irregular."

Fonte:http://esportes.br.msn.com/futebol/m%c3%a9dico-liga-novo-avc-de-gomes-ao-dos-tempos-de-s%c3%a3o-paulo-risco-de-morte-ainda-existe

Nenhum comentário: