Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Pernambuco terá campanha para prevenir acidentes com motos

Em 2010 Pernambuco registrou 628 mortes em acidentes com moto; encontro na Assembleia discutiu prevenção de acidentes


Recife, Caruaru e Petrolina. É nessas três cidades que se concentram 45% das mortes em acidentes com motocicletas em Pernambuco – foram 628 mortes em 2010 segundo o Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Motos. Para tentar reduzir esses números, uma campanha educativa deve ser lançada no estado. Um encontro discutiu o assunto na Assembleia Legislativa na manhã desta segunda-feira (15).



A campanha deve envolver escolas, universidades e também uma fiscalização rigorosa na abordagem dos motociclistas – da documentação do veículo ao uso do bafômetro. O encontro foi convocado pelo líder do Governo na Assembleia, deputado Waldemar Borges (PSB). A Comissão de Saúde e Assistência Social da casa, presidida pela deputada Isabel Cristina (PT), convidou representantes de vários setores, como Detran e Samu, para participarem da reunião.



De acordo com o Detran de Pernambuco, a frota total de veículos do estado, em julho, era de 1.958.749. Desse total, 642.137 eram motos, o equivalente a 32,78% da frota. Os condutores cadastrados eram 1.595.753. Destes, 708.287 eram habilitados para motos, ou seja, 43,60% do total.



Segundo o médico João Veiga, que preside o comitê de prevenção, ações serão levadas a escolas públicas e privadas, além de universidades. "A gente vai fazer as campanhas de mídia onde vai mostrar bem secamente o que é a tragédia desses acidentes”, afirma. “Na parte de fiscalização, a gente vai estabelecer o projeto lei seca: vamos abordar 30% de todas as motos durante esse ano – é uma meta nossa – fiscalizando o documento da moto, o documento do condutor e fazendo o teste do bafômetro", conta.



Para a deputada Isabel Cristina, o encontro permite que o poder legislativo participe da busca de soluções para que o número de acidentes com motos no estado diminua. "Há um entendimento de que é uma questão de saúde pública, uma epidemia. A assembleia tem um papel de fazer valer as leis, fiscalizar o cumprimento nelas porque nós entendemos que se não houver uma ostensiva fiscalização e campanha educativa, nós não vamos resolver essa questão", diz a deputada.



Fonte:http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/acidente/2011/08/15/NWS,537506,4,94,NOTICIAS,766-PERNAMBUCO-TERA-CAMPANHA-PREVENIR-ACIDENTES-MOTOS.aspx

Nenhum comentário: