Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Fiat fecha parceria na PB e confirma empregos de paraibanos

Indústrias paraibanas já foram homologadas pela Fiat para compor a cadeia produtiva da nova fábrica da empresa que será instalada no município pernambucano de Goiana (PE). A informação é do presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha. Ele não revelou os nomes das empresas que trabalharão com a Fiat, mas antecipou que além das que estão outras do Estado poderão ser parceiras da Fiat na cadeia produtiva na consolidação da fábrica na região.

No último dia 5 deste mês, foram contratados, em Recife (PE), os dois primeiros funcionários da nova fábrica da Fiat. Durante a assinatura dos contratos, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, disse que as sete mil vagas para construção do polo automotivo seriam ocupadas por trabalhadores de 13 municípios daquele estado.

 Apesar da empolgação da população de Pernambuco, em aproveitar todas as oportunidades de trabalho, Buega Gadelha lembrou que a ocupação das vagas vai depender da preparação dos trabalhadores e da forma como eles vão se apresentar à empresa. “Acredito que deverão trabalhar na empresa mais operários do litoral da Paraíba do que da região de Pernambuco”, comentou o empresário.

Entre os setores citados por Buega Gadelha que poderão ter empresas paraibanas participando da cadeia de produção da Fiat estão o de baterias e outros componentes de veículos, freios e amortecedores. “Tudo que temos capacidade de fazer. Podemos ser competitivos porque temos qualidade de preço e na produção mecânica e elétrica”, observou.

O presidente da Fiep também disse que a equipe de funcionários será híbrida e terá funcionários dos dois estados, além dos profissionais de outros estados a exemplo do Rio Grande do Norte e Ceará, que também serão atraídos. “A contratação do pessoal vai depender da busca de cada um, da maneira com que cada um se apresente. Todos vão tentar tirar proveito dessa instalação e temos que nos preparar para isso”, alertou.

Diferencial


O secretário executivo da Indústria e Comércio da Paraíba, Marcos Procópio, também acredita que as contratações vão se estender para toda a região, especialmente para a Paraíba. Segundo ele, o diferencial será a qualificação da mão de obra oferecida.

Ele lembrou que está sendo elaborado um Plano de Capacitação de Pessoal para que haja profissionais qualificados quando começarem as seleções da Fiat. Entre as ações do plano está um convênio com o Fraunhofer Institute for Experimental Software Engineering (Iese), da Alemanha, que receberá estudantes de graduação e pós-graduação das áreas de Engenharia, Tecnologia e Informática, das Universidades Federal e Estadual da Paraíba, e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFPB).

Diretor confirma empregos para os paraibanos

O diretor de Relações Institucionais da Fiat, Antônio Sérgio Martins Melo, anunciou que a montadora irá garantir ofertas de trabalho aos paraibanos, principalmente dos municípios mais próximos a Goiana, local da fábrica de automóveis que será instalada na fronteira com Pernambuco, a exemplo de Alhandra, Caaporã, Conde e Pitimbu.

A declaração do representante da Fiat foi feita, ontem, após reunião entre o governador Ricardo Coutinho e os diretores Antônio Sérgio, Márcio Lima e Adauto Duarte, em Brasília. Na ocasião foram discutidas a formação de mão de obra e a instalação de um polo automotivo na Paraíba. A posição oficial da Fiat desmente a acusação de senadores paraibanos de oposição ao Governo de que a montadora estaria discriminando trabalhadores paraibanos.

“A cidade de Goiana é muito próxima da Paraíba e não vemos fronteira. Trabalhamos na perspectiva de identificar talentos para trabalharem nos diversos níveis, desde o engenheiro até o operário”, garantiu Antônio Sérgio.

O executivo da Fiat destacou que se reuniu com o governador Ricardo Coutinho para discutir sobre o cronograma de instalação do empreendimento e as ações do governo da Paraíba para a oferta de mão de obra e para a atração de indústrias automotivas para o Estado. “Esses municípios foram selecionados pela proximidade da fábrica da Fiat e vamos criar um programa com o governo do Estado, Senai euniversidades para o treinamento de recursos humanos, tanto na construção da fábrica, a partir de março de 2012, como também no futuro próximo, com o início das operações da indústria”.

Antônio Sérgio destacou que a Paraíba está se empenhando muito com a organização das finanças, com superávit e com investimentos em infraestrutura que vão atrair investimentos e indústrias. A Paraíba tem uma grande possibilidade de atrair investimentos não só do pólo automotivo, mas em toda a base industrial.

Mão de obra

“Nós estamos numa fase inicial de captação de mão de obra, através do governo de Pernambuco, em alguns municípios e vamos agora mobilizar alguns municípios da Paraíba para detectar talentos e mão de obra para a construção da fábrica. Queremos utilizar a mão de obra de pernambucanos e paraíbanos para participarem da construção desse grande complexo industrial da Fiat, que terá vários pólos de indústrias de componentes, montadora e pista de teste”, completou o diretor da montadora italiana.

Fonte:http://m.correio10.com.br/noticia/11649/fiat-fecha-parceria-na-pb-e-confirma-empregos-de-paraibanos

Nenhum comentário: