Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

João da Costa foca em mobilidade e emprego no ano que vem

O tema que certamente conduzirá o debate eleitoral no Recife será um dos principais focos da administração do prefeito João da Costa em 2012. Ele elencou a mobilidade urbana como uma das questões prioritárias em seu quarto ano de gestão. Além das obras em execução, como a Via Mangue, e outras já anunciadas em parceria com o Governo do Estado, ele conta com R$ 2,4 bilhões do governo federal que, oficialmente, ainda não estão garantidos.

O montante viria do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade para obras no Recife e na Região Metropolitana. De acordo com João da Costa, o projeto - parceria com o Governo do Estado - já foi aprovado e deve ser publicado no Diário Oficial até o final deste ano. O prefeito conta inclusive com a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), no início de 2012, para fazer o anúncio oficial.

Sob o guarda-chuva desse PAC estão obras como a implementação de faixa exclusiva para ônibus na 2ª perimetral, que vai de Afogados, na Zona Oeste, a Peixinhos, na Zona Norte, e a ampliação da 3ª perimetral, que hoje vai da Avenida Recife ao Rio Capibaribe, na Torre. Com a verba, será possível prolongar a via até Beberibe, na Zona Norte. Ainda está no projeto a radial sul, que ligará Boa Viagem à BR-101, no Ibura, e a há muito tempo propagada navegabilidade do Rio Capibaribe.
 
» LEIA MAIS: Recife ganhará dois novos shopping centers, anuncia prefeito

"Ampliar as ações da CTTU e as obras de infraestrutura para mobilidade para que as pessoas possam circular com melhor qualidade de vida no Recife é um grande desafio. Não vai ser resolvido ainda em 2012, mas a gente vai iniciar muitas obras para melhorar isso", disse João da Costa após anunciar o balanço de sua gestão em 2011.

EMPREGO - O prefeito também pretende dar atenção a um tema no qual a cidade tem se destacado. Os bons índices de geração de emprego serão mantidos, promete a Prefeitura. Com números, João da Costa quer mostrar aos opositores que, ao contrário do que dizem, Recife está acompanhando o crescimento de Pernambuco.

Com base em dados que atribui ao Dieese, o petista destacou que dos 7.400 empregos gerados em outubro na Região Metropolitana, 5.400 vagas estão no Recife. Nos primeiros dez anos deste ano foram criados 28 mil empregos na capital, a maior parte (59%), na área de serviços.

Ele apontou ainda que, nesse quesito, Recife ocupa a segunda posição no Recife, perdendo apenas para Fortaleza que, no entanto, tem uma população 1,6 vez maior que a da capital pernambucana.

Na apresentação feita para o secretariado e para a imprensa, o prefeito mostrou que a média salarial no Recife cresceu 26,8% de 2008 para 2010. No mesmo período, a taxa de desemprego na cidade caiu 22,3%.

"Todos esses dados estão sendo analisados para que a gente possa fazer o debate. Quando a gente vai para os dados reais, a gente vê que Recife é a cidade que mais gera emprego em Pernambuco", apontou.

INVERNO - Questionado a respeito dos desafios que teria que enfrentar no próximo ano, João da Costa também salientou a questão da coleta de lixo e dos morros durante o período de chuvas. "A gente tem que continuar insistindo em melhorar o recolhimento de lixo na cidade para que a gente possa enfrentar o inverno com os canais limpos, com as galerias limpas, continuar investindo em obras de segurança em morros. Melhorar as questões para enfrentar o inverno é uma prioridade".
 
 
Fonte:http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/12/14/_joao_da_costa_foca_em_mobilidade_e_emprego_no_ano_que_vem_121051.php

Nenhum comentário: