Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ano de 2011 teve um homicídio a menos que 2010 em Pernambuco


Balanço divulgado pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de Pernambuco apontou 5 anos de redução consecutiva de Crimes Letais Violentos Intencionais (CVLI). Por outro lado, o ano passado não conseguiu alcançar a meta de 12% na diminuição desses crimes. Em 2011, foram assassinadas 3.494 pessoas, uma a menos que no ano de 2010.

O mês de dezembro foi considerado o de melhor desempenho desde 1997. O resultado considerado positivo pelo Governo indicou ainda que 3.804 vidas foram salvas desde 2007. Os dados preliminares serão fechados no dia 15 deste mês.

Durante coletiva à imprensa, na manhã desta terça-feira (3), o secretário Wilson Damázio afirmou que a SDS aumentou o investimento em 74% para obter os resultados. Somente este ano, foram gastos com segurança pública R$ 2,5 bilhões.


Entre os destaques, houve redução de 35% no número de latrocínios (roubo seguido de morte). Em 2010, foram registrados 126 ocorrências do tipo enquanto que este ano, foram 82 casos. Na tentativa de reduzir a violência no Estado, o governo tem lançado estratégias como a distribuição de cartilhas com os nomes e perfis dos mais procurados e a oferta de bônus aos policiais que criem práticas inovadoras voltadas para a diminuição de homicídios.

Segundo o secretário, fatores como alterações na legislação foram alguns dos obstáculos para atingir a meta de 12%. "Enfrentamos um cenário diferenciado em 2011, com relação à mudança de legislação, patrulhamento em cima dos juízes no Estado, que resultou em um grande número de desencarceramento. A única forma que temos para conter a violência é manter presas as pessoas que matam", afirmou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.


» Ouça parte da entrevista coletiva com o secretário Wilson Damázio:



Nenhum comentário: