quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

RECIFE FESTEJA O DIA DO FREVO

Orquestras, passistas, agremiações e cortejo no centro da cidade marcam comemoração da data

Nesta quinta-feira (09), o Recife ganha uma festa especial promovida pela Prefeitura do Recife para celebrar o Dia do Frevo. A programação tem início às 9h, com diversas atrações que prometem movimentar o centro da cidade e ainda homenagear os 80 anos de fundação dos blocos Batutas de São José e Banhistas do Pina.

Às 9h, quem passar pelo Pátio de São Pedro vai curtir a Rádio Frevo, com apresentação de Mateus e Catirina, executando clássicos que fazem os foliões dançar até hoje. Às 11h, acontece a apresentação da Orquestra 19 de Fevereiro e dos passistas do grupo AJE. Às 15h, quem toma o palco com o frevo é a Orquestra Expresso e os passistas do grupo Fazendo Arte.

Na Praça Maciel Pinheiro, às 16h, a Frevioca convida a todos para participar de um cortejo do Frevo. A concentração será animada por uma orquestra e o Coral Infantil Eu Quero Maisinho. Uma clarinada, às 17h30, anuncia a saída dos brincantes, entre eles, bonecos gigantes, passistas e blocos de pau e corda, com destino ao Pátio de São Pedro.

Enquanto isso, a partir das 17h, no Pátio de São Pedro, o público confere um show com diversos artistas pernambucanos, acompanhados pela Orquestra Raízes Pernambucanas, regida pelo maestro Fábio César, e os campeões do Concurso de Passistas 2012. No mesmo horário, será inaugurada a exposição “Viva Batutas, viva Banhistas”, no Centro de Formação em Artes Visuais, casa 11 do Pátio de São Pedro. A mostra apresentará, por meio de uma instalação com diversas linguagens, a trajetória das duas agremiações aniversariantes. No local, serão lançados também um livro, um CD e documentário comemorativos.

Após a chegada do cortejo, a festa continua com a Orquestra Evocações e os corais dos blocos homenageados: Batutas de São José e Banhistas do Pina. E após as 20h, que comanda o frevo é a Orquestra Lourdinha Nóbrega.

Batutas e Banhistas O frevo era jovem, tinha duas décadas e meia quando nasceram dois blocos, que iriam ficar na história do Carnaval do Recife: o Banhistas do Pina e o Batutas de São José. Um surgiu numa área praieira no bairro do Pina no dia 03 de fevereiro de 1932, quando saiu pelas ruas fazendo serenata. A semente do Batutas foi lançada em 05 de junho do mesmo ano no bairro de São José, centro do Recife. Desde então, passados 80 anos, os dois blocos da categoria pau e corda continuam desfilando lirismo pelas ruas e arrastando foliões e turistas durante os festejos de Momo. E este ano não vai ser diferente. As duas octogenárias agremiações estarão no centro das atenções.

Durante os 80 anos de trajetória, Banhistas tornou-se ícone do carnaval, atraindo foliões com seu repertório lírico, que inclui “Lindas Praias”, hino da agremiação, e o imortal “Último Regresso”, que o compositor Getúlio Cavalcante criou dentro da sede do Banhistas e que se tornou um dos frevos mais executados e simbólicos dos blocos líricos recifenses. Com aproximadamente 200 integrantes, o Banhistas do Pina conquistou 24 campeonatos ao longo da sua história, incluindo três na 1ª Categoria e dois no Grupo Especial.

Quatro meses após o primeiro desfile do bloco Banhistas do Pina, um grupo de dissidentes do Bloco Batutas da Boa Vista funda o Bloco Misto Carnavalesco Batutas de São José, no dia 05 de junho de 1932. O primeiro desfile acontece em 1933, pelas ruas das Calçadas, Concórdia, Imperial, Vidal de Negreiros, Praça Dom Vital e Cais de Santa Rita, até o bairro de Afogados, onde hoje fica localizada a sede da agremiação. O flabelo ostentava as cores vermelho, azul e branco, e o símbolo da agremiação duas batutas cruzadas, numa referência ao próprio nome do bloco.

Assim como a história do bloco, os frevos do Batutas passaram a compor o repertório do próprio carnaval da cidade, onde músicas como “Relembrando o Passado”, “Sabe lá o que é isso” e “Não deixe Batutas morrer” viraram hinos nas bocas dos foliões.


Confira a programação completa:

09 DE FEVEREIRO - DIA NACIONAL DO FREVO
PÁTIO DE SÃO PEDRO – Recife PE
09:00
RÁDIO FREVO COM MATEUS E CATIRINA

DIA NACIONAL DO FREVO - HOMENAGEM AOS 80 ANOS DOS BLOCOS BATUTAS DE SÃO JOSÉ E BANHISTAS DO PINA
11:00
ORQUESTRA 19 DE FEVEREIRO
PASSISTAS DO GRUPO AJE
15:00

ORQUESTRA EXPRESSO
PASSISTAS GRUPO FAZENDO ARTE

17:00
ORQUESTRA RAIZES PERNAMBUCANA – Maestro Fábio César e Cantores da cena do Frevo de Pernambuco

PASSISTAS CAMPEÕES DE 2012


EXPOSIÇÃO – VIVA BATUTAS, VIVA BANHISTAS
Local – Casa 11 do Pátio de São Pedro
18:30
CHEGADA DO CORTEJO

HOMENAGEM AOS BLOCOS, LANÇAMENTO DO LIVRO, CD, DOCUMENTÁRIO.
19:00
ORQUESTRA EVOCAÇÕES E CORAL DOS HOMENAGEADOS

Bloco Batutas de São José

Bloco Banhistas do Pina

20:40
às 23:00
ORQUESTRA LOURDINHA NOBRÉGA

Nenhum comentário: