Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 1 de março de 2012

Juizado da Mulher completa cinco anos de atuação

Leandro Lima/TJPE Imagem
A juíza Maria Thereza Machado é titular do 1° Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Estado

Com o objetivo de celebrar seus cinco anos de existência, aliado à comemoração do Dia Internacional da Mulher, o 1º Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (1° JVDFM) realiza, no período de 5 a 9 de março, uma série de eventos na sede da unidade, localizada na Rua Dom Manuel Pereira, em Santo Amaro. As comemorações acontecem no período das 8h30 às 11h.

Durante a semana, haverá apresentação de vídeos, discussões sobre a questão de gênero, e a organização de um grupo de reflexão com homens autores de violência doméstica e familiar contra a mulher voltadas para o público usuário dos serviços. Além disso, será feita a distribuição de panfletos informativos a respeito da Lei Federal de n° 11340/06, conhecida como Lei Maria da Penha, com a disponibilização dos números de telefones de órgãos e instituições que compõem a Rede de Proteção às Mulheres Vítimas de Violência.

De acordo com a juíza titular do 1° JVDFM, Maria Thereza Machado, a expectativa para esse evento é divulgar como foram os últimos cinco anos de atuação da unidade. “Nós queremos realizar uma maior divulgação do nosso trabalho, explicar como funciona o Juizado, quais são as medidas protetivas de urgência e como a mulher pode fazer para se proteger”, afirma Maria Thereza.

O Juizado da Mulher realiza ações tais como palestras em instituições e escolas públicas a respeito da Lei Maria da Penha. Além disso, a unidade conta com um grupo de acompanhamento psicossocial destinado a autores e vítimas de violência. Nos encontros, são apresentadas algumas informações sobre a violência, estatísticas, depoimentos e dúvidas a respeito da Lei Maria da Penha.

O Juizado é composto pela juíza Maria Thereza Machado, por um setor psicossocial (quatro psicólogas e três assistentes sociais), além da equipe da secretaria. Também atuam no mesmo prédio do Juizado os representantes do Ministério Público e da Defensoria Pública, João Maria Rodrigues Filho e Virgínia Moury Fernandes, respectivamente.

Início - Criado em 2007, o 1° Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher no Estado de Pernambuco tem como objetivo ajudar na redução da violência contra a mulher, baseando-se na Lei Maria da Penha, aprovada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em agosto de 2006. Desde então, já foram mais de cinco mil processos de medidas protetivas em tramitação no Estado. De acordo com dados do 1° JVDFM, cerca de 200 novos casos chegam a cada mês.


Serviço:

1° Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher

Endereço: Rua Dom Manuel Pereira, 170, no bairro de Santo Amaro
Horário de funcionamento: diariamente, das 7h às 13h
Telefone: 3222-5034


Confira a programação do evento.


..................................................
Juliana Regis | Ascom TJPE

Fonte:http://www.tjpe.jus.br/noticias_ascomSY/ver_noticia.asp?id=8084

Nenhum comentário: