Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quarta-feira, 28 de março de 2012

Morre aos 41 anos o ex-zagueiro do Santa Cruz Dudu

Morreu nesta terça-feira, aos 41 anos, o ex-zagueiro do Santa Cruz Dudu. O ex-jogador, que vestiu a camisa do clube coral em 2007, lutava há cerca de um ano e meio contra uma grave doença degenerativa conhecida como Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) - ou doença de Lou Gehrig. A doença age de forma progressiva, eliminando as células do sistema central e atrofiando os nervos do portador.

A notícia foi confirmada pelo diretor de futebol Constatino Júnior, que lamentou a morte e informou que será prestado uma homenagem ao ex-atleta antes da partida do Santa contra o Porto, nesta quarta-feira, no estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. "Vamos oferecer um minuto de silêncio em homenagem à memória do jogador". Desde o início do ano, o estado de saúde de Dudu vinha se agravando, quando chegou a ficar internado quase dois meses do Hospital Cândido Rondon, em Rio Branco/AC. Durante o período, o clube pernambucano prestou auxílio ao ex-atleta.

" Contamos a história aos jogadores e comissão técnica e todos se sensibilizaram. Em duas oportunidades, os atletas contribuíram, oferecendo o bicho das partidas para Dudu. Apesar de ser pouco, a contribuição ajudou bastante a esposa dele no tratamento", comenta Constatino, que, junto com a esposa do ex-atleta, Iluzia Lima Barbosa, em matéria publicada no dia 8 de fevereiro no Portal FolhaPE, informava que a situação de Dudu já era bastante complicada.

Apesar de não ter cura, a enfermidade que acometeu Dudu tinha a possibilidade de ser retardada com a ajuda de medicamentos. A família, no entanto, não possuía todo o dinheiro para custear os remédios e enfermeiros, necessários para manusear o ventilador mecânico. Era este aparelho, além do apoio da família, que ainda proporcionava ao ex-jogador os seus últimos dias de sobrevivência.

De acordo com o diretor de futebol do Santa, o corpo do ex-jogador foi velado na Câmara de Vereadores de Ji-Paraná, em Rondônia, e sepultado em seguida. Além do clube pernambucano, Dudu defendeu o Ji-Paraná/RO, Rio Branco/AC e Ulbra/RO. O ex-jogador conquistou dez títulos estaduais ao longo da carreira.

Nenhum comentário: