Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Condenada estudante acusada de discriminação contra nordestinos no Twitter

A mensagem foi publicada no dia 31 de outubro de 2010, época em que a acusada Mayara Petruso cursava o primeiro ano de Direito

A estudante universitária Mayara Petruso, que postou em sua página no Twitter mensagem preconceituosa e de incitação à violência contra nordestinos, foi condenada a 1 ano, 5 meses e 15 dias de reclusão (pena convertida em prestação de serviço comunitário e pagamento de multa). A sentença foi proferida nesta quarta-feira, 16, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo.

A mensagem foi publicada no dia 31 de outubro de 2010, época em que a acusada cursava o primeiro ano de Direito. Mayara confessou ter publicado a mensagem e alegou ter sido motivada pelo resultado das eleições à presidência da República, em que seu candidato perdeu para Dilma Roussef devido à expressiva votação dos nordestinos.

Ela disse que não tinha a intenção de ofender, não é pessoa preconceituosa e não esperava que a postagem tivesse tanta repercussão. Confessou estar envergonhada e arrependida pelo que fez. A conduta de Mayara Petruso, no entanto, acabou gerando inúmeros comentários com conteúdo agressivo e preconceituoso na internet.

À época, a acusada morava em São Paulo com duas amigas e estagiava em um escritório de advocacia. Porém, em decorrência da repercussão do fato, ela perdeu o emprego, largou a faculdade e mudou-se de cidade.

A decisão judicial foi baseada na acusação de crime de discriminação ou preconceito de procedência nacional.
Redação O POVO Online


Nenhum comentário: