Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Nas redes sociais, Rands leva surra de Costa

Mais de 1.200 pessoas curtiram a página.

A quatro dias das prévias petistas, os adversários Maurício Rands e João da Costa tentam atrair votos também via redes sociais. Página da campanha do atual prefeito tem mais que o triplo de adeptos da campanha de Rands.

As redes sociais são cada vez mais usadas nas campanhas eleitorais e divulgação do trabalho dos políticos. As redes também podem aproximar o eleitor dos candidatos, abrindo espaço para uma comunicação direta. Os adversários nas prévias do PT João da Costa e Rands já têm suas fanpages no Facebook curtidas por centenas de eleitores..

O deputado federal também tem o perfil
@Mauricio_Rands no twitter, com 3.756 seguidores, mas que não tem sido utilizado para a campanha. O seu site pessoal e seus 3 perfils na rede social Facebook têm sido utilizados mais como uma assessoria de imprensa da Secretaria do Governo de Pernambuco que como canal de campanha. O resultado é a falta de força.

O atual prefeito leva grande vantagem sobre o deputado federal. A página
"Eu tô com João da Costa" é curtida por 1.202 pessoas, até a manhã desta quarta-feira (16) 902 pessoas estavam falando sobre a campanha de Costa.

O rival Maurício Rands está distante. "Juntos por Maurício Rands" conta com 328 membros, dos quais 241 estão falando sobre ela. A campanha do deputado também está no twitter. O perfil @RandsPT10 conta com 91 seguidores, um número considerado baixo na rede de microblogs.

A diferença é de 847 pessoas. O número é baixo se considerado o universo de mais de 20 mil filiados aptos a votar. Mas se considerado os 1530 eleitores que participam das campanhas via Facebook, a campanha de João da Costa tem 78,56% contra míseros 21,43% de Maurício Rands.

Leia também: Rands diz que vai ganhar de lavada

Outra diferença importante é a abertura para participação do público. Enquanto a página de Rands é completamente aberta e aceita comentários até dos que não "curtiram" sua página, a página de João da Costa é de mão única, apenas divulgando e sem aceitar postagens de outros no mural, não dando espaço nem para os adeptos da candidatura do prefeito.

A votação do próximo domingo é presencial e envolve mais de 20 mil eleitores. Mas as redes sociais têm servido como termômetro do eleitorado nos últimos pleitos. E, se de fato os números das campanhas virtuais dos pré-candidatos refletem a realidade interna do PT, só João da Costa tem motivos para esbanjar tanta confiança.


Menos de 400 pessoas curtem.

Nenhum comentário: