Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 22 de setembro de 2012

Emoção marca a entrega do primeiro habitacional da Comunidade do Pilar

Quarenta oito apartamentos de um total de 558 foram entregues pelo prefeito. Projeto de urbanização do Pilar tem investimento de R$ 39,4 milhões
 
O Prefeito João da Costa entregou 48 apartamentos
de um total de 558. Foto: Fernando Silva
A partir de hoje, uma verdadeira transformação tomará conta da vida de 48 famílias que vivem no coração do Bairro do Recife. Entre sorrisos e lágrimas de felicidade, moradores da comunidade do Pilar receberam o prefeito João da Costa, na manhã desta sexta-feira (21), para a entrega do primeiro habitacional da localidade. A emoção marcou o encontro entre o gestor municipal e as famílias, que vêem nascer um novo momento em suas vidas, com a entrega das chaves do Bloco C, da Quadra 40 – Lote 1, onde a obra começou, graças ao Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da comunidade do Pilar, que está sendo executado na região pela Prefeitura do Recife.

Com recursos na ordem de R$ 39,4 milhões, o programa prevê a entrega de um total de 558 unidades habitacionais. Além das moradias, a Comunidade do Pilar irá passar por uma grande requalificação urbanística, com a construção de uma escola municipal, Unidade de Saúde da Família, mercado público, praças, espaços para atividades artístico-culturais, quadra poliesportiva, entre outras ações que irão transformar a região num grande atrativo turístico. “Aqui é o berço da história da cidade do Recife e estamos fazendo todo um trabalho voltado para resgatar a história do Bairro do Recife, requalificando esta grande área, mas também resgatando a dignidade dessas pessoas, que vivem aqui há quase 50 anos e não tinham uma moradia decente. É por essas pessoas que estamos realizando esta ação, que tanto nos deixa felizes hoje”, disse o prefeito João da Costa.

Os apartamentos entregues nesta sexta têm área de 40m² e possuem sala com dois ambientes, dois quartos, cozinha e banheiro. Além da qualidade das estruturas da edificação, o bloco conta com todas as instalações prediais necessárias (energia elétrica, água, esgoto, rede telefônica e antena), além de pavimentação, drenagem, saneamento, calçadas e jardins. Um presente e tanto para Cláudia Maria, de 32 anos, que trazia a alegria estampada no rosto por ganhar um novo lar. “Hoje eu tenho cinco joias na minha vida. Os meus quatro filhos e, agora, essa casa que eu estou recebendo. É a maior felicidade na minha vida dizer que hoje eu tenho um endereço fixo e, com muito orgulho, eu posso dizer que vou ter um lugar digno, um teto pra mim e pra meus filhos. Eu encontrei um governo que conseguiu me dar o que meus pais, apesar da vida trabalhadora, não conseguiram me dar, que é minha casa própria”, declarou.

Francisca Alencar, agente comunitária de Saúde, se disse nervosa e em êxtase com o que estava acontecendo diante dos seus olhos, o recebimento das chaves das mãos do prefeito. “Esta é uma nova vida para mim e para todos nós que, agora, recebemos este apartamento. Que todos nós cuidemos disso que, agora, é nosso. Teremos mais oportunidades, inclusive mais orgulho em receber as pessoas nessa nova casa. Estou muito feliz com tudo isso”, falou.
 
De posse das chaves dos seus apartamentos, os moradores se mudam nesta próxima terça-feira (25). Saiba mais aqui sobre o Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da Comunidade do Pilar. 
 

Nenhum comentário: