Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Você sabe como funciona o copo menstrual?

Dispositivo para conter fluxo menstrual é alternativa ao absorvente interno

Absorvente íntimo, cobertura plástica, gel de absorção rápida e muitas novidades estão entre as opções mais conhecidas para conter o fluxo menstrual e melhorar o inconveniente que irrita muitas mulheres mensalmente. Nas prateleiras das farmácias, no entanto, esses produtos começam a ganhar uma companhia que, apesar de antiguinha, ainda causa estranhamento no Brasil. No formato de uma espécie de taça, o copo menstrual foi desenvolvido em 1930 com o objetivo de coletar, em vez de absorver, o fluxo menstrual.

Atualmente, ele está disponível nas versões reutilizável e descartável, em material bastante maleável - silicone, látex ou elastômero termoplástico são os mais comuns. A versão descartável é feita de polietileno (um tipo de borracha) e tem o formato parecido com um diafragma (dispositivo anticoncepcional). O tamanho também varia, o menor possui em torno de 4cm de diâmetro, enquanto o maior tem cerca 4,3cm de diâmetro, ambos com aproximadamente 7,2cm de altura. "A recomendação do tamanho do copo é feita por um especialista, baseada na tonicidade do assoalho pélvico da paciente no histórico de gestações e partos vaginais, a intensidade do fluxo menstrual não interfere", afirma a ginecologista Andréa Scherer de Sá, do MDX Medical Center, no Rio de Janeiro.

A escolha tem levantado muitas dúvidas e é difícil quem aceite testar imediatamente, sem fazer nenhuma careta de estranhamento. Faça o teste e tire todas as suas dúvidas sobre o copo menstrual.

Quanto tempo dura um copo menstrual reutilizável?
 
Nota: "Os copos menstruais podem durar até 10 anos quando recebem cuidados adequados", afirma a ginecologista Andréa Scherer de Sá, do MDX Medical Center, no Rio de Janeiro. No entanto, algumas marcas recomendam a troca a cada cinco anos ou até anualmente. "No geral, a troca do produto deve ser determinada pela própria usuária, a partir das condições que ele apresenta."
 
Como eu devo higienizá-lo?
 
Nota: A ginecologista Andréa explica que a higienização a cada descarte deve ser feita preferencialmente com água e sabão neutro, mas que dependendo no fluxo menstrual, o uso de lenços umedecidos é suficiente. "Algumas marcas disponibilizam líquidos ou gel específicos para a higiene do copo, que podem ser usados sem contraindicações", diz. Após o final do ciclo, é necessário lavar copo como o habitual e posteriormente esterilizar em água fervente. "Em seguida, devemos guardá-lo na bolsa coletora que acompanha o produto."
 
É possível ter relações sexuais ser retirar o copo menstrual?
 
Nota: O copo do tipo reutilizável deve ser retirado antes do ato sexual, já que ele é menos flexível e pode causar dores ou machucar a cavidade vaginal. "O copo descartável, por ser macio e maleável, pode ser mantido durante o ato sexual, porém nunca com a finalidade de método anticoncepcional", alerta a ginecologista Flávia Fairbanks, de São Paulo.
 
Ele altera o pH ou a flora vaginal?
 
Nota: O copo menstrual se caracteriza por ser um coletor de fluidos menstruais e, ao contrário dos outros absorventes usuais, ele não absorve o fluxo menstrual ou as mucosas. "Por conta disso, o dispositivo pouco afeta a flora ou o pH vaginal, já que não cria meio de interação", afirma Andréa Scherer.
 
O uso do copo menstrual aumenta o risco de infecções?
 
Nota: Por não absorver o sangue e as secreções da própria mucosa vaginal, o copo menstrual não cria um meio de proliferação de bactérias ou fungos. "Sendo assim, a chance de desequilíbrio da flora vaginal ou até mesmo de uma infecção urinária ou vaginal originada pelo uso do copo menstrual é muito baixa", afirma a ginecologista Andréa. Além disso, a posição do copo é afastada da vulva e da porção distal (mais inferior e externa) da vagina, fator que impede um contato maior do sangue com o ambiente, sendo associado à menor odor quando comparado aos tampões.
 
O copo menstrual pode causar alergias?
 
Nota: A maior parte dos copos menstruais comercializados é feita à base de silicone cirúrgico, que é hipoalérgico. "No entanto, preciso ficar atento ao rótulo: copos feitos de látex ou elastômero são alergênicos e devem ser recomendados por um ginecologista", alerta Flávia Fairbanks.
 
Ele pode ajudar a fortalecer os músculos pélvicos?
 
Nota: Após a sua correta colocação, o copo menstrual é mantido na sua posição dentro do canal vaginal pela ação de dois fatores: primeiro pelo vácuo criado entre a parede do dispositivo e a parede vaginal, e segundo pela ação da musculatura pélvica. "Dessa forma, podemos dizer que o uso do copo menstrual favorece o exercício da musculatura pélvica e a sua tonificação", afirma a ginecologista Andréa.
 
De quanto em quanto tempo a mulher deve descartar o sangue do copo?
 
Nota: O conteúdo do copo menstrual deve ser descartado num intervalo de no máximo 12 horas de utilização. "Se ele será higienizado a cada cinco, oito ou dez horas, vai depender da quantidade de fluxo da mulher", explica a ginecologista Flávia. Após a retirada do dispositivo, você despeja o sangue coletado no vaso sanitário e faz a higienização. É essencial sempre lavar as mãos após o fim do processo.
 
O uso frequente do copo pode causar a síndrome do choque tóxico?
 
Nota: Não existem registros na literatura de síndrome do choque tóxico (SCT) relacionados com a utilização do copo menstrual. A síndrome do choque tóxico é uma infecção causada por bactérias que se desenvolvem em feridas da membrana mucosa. Como a maioria dos casos registados ocorrem em mulheres com menos de 30 anos, o SCT está associado à utilização regular de absorventes internos.
 
A menstruação pode vazar com o uso do copo menstrual?
 
Nota: Caso o copo menstrual não tenha sido colocado corretamente ou a mulher demore muito tempo para fazer o descarte, pode ser que haja algum tipo de vazamento. A colocação do copo é parecida com a da camisinha feminina: a abertura é dobrada para que o dispositivo seja inserido e, após isso, ela volta ao normal para coletar o fluxo. "Verifique a posição contornando a borda com o dedo ou puxando levemente sua haste, para ver se há resistência das paredes vaginais." Sentir incômodo ou dor em repouso ou em movimento é indício de que o copo menstrual foi mal colocado.
 
Mulheres virgens podem usar? 
                      
Nota: O ideal é que a mulher virgem use os tamanhos pequenos de coletor, para não correr o risco de ter o hímem rompido. Os tamanho menores adaptam-se bem a um canal vaginal menor e à ciclos irregulares. "No entanto, se você for virgem e não se sentir confortável, o ideal é usar absorventes externos normais", explica a ginecologista Flávia.

Fonte:  http://msn.minhavida.com.br/saude/testes/15701-voce-sabe-como-funciona-o-copo-menstrual/resultado          

 
 

Um comentário:

Anônimo disse...

Uso o copo menstrual ou o "copinho" ha uns 4 anos, e não troco ele por nada, já que odeio usar absorventes que além de incomodar muito é um grande poluidor do meio ambiente. o copinho é muito prático, confortável, econômico e discreto. Faço a higiene em cada banho umas 3 vezes ao dia ou mais, dependendo do fluxo; lavo ele com água e sabão e quando acaba o fluxo eu lavo com álcool ou outra solução bactericida. A marca do meu copinho é "DivaCup". Eu recomendo.