Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Cerveja hidrata o corpo, diz pesquisa

Apesar de apontada como vilã pelos adeptos de um estilo de vida saudável, a cerveja pode ser fonte de hidratação, segundo estudo feito na Universidade de Loghboroug, na Inglaterra. A razão principal estaria nos 90% de água presente em sua composição.
 
Site permite a criação de metas para reduzir consumo de álcool | Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Os autores afirmam que, em quantidades moderadas, consumir cerveja após a prática de esportes pode ser uma boa opção, uma vez que, além da hidratação, o corpo aproveitaria a cevada para reposição do gasto energético.

Para o cardiologista Cláudio Domenico, autor de “Te cuida!: Guia Prático para uma Vida Saudável" (Casa da Palavra), é preciso cuidado para não substituir a hidratação adequada por cerveja. “A pessoa deve beber água antes de começar a consumir a cerveja. Isso vai fazer com que ela beba por prazer e não exagere no consumo de álcool só para matar a sede”.

Domênico lembra que o abuso de álcool pode causar taquicardia, dor de cabeça, gastrite e dependência. “O consumo da cerveja deve ser esporádico e em pequenas quantidades”, alerta o médico.

Sem falar que o consumo em excesso pode causar doença crônicas, como alcoolismo; além de aumentar a violência e o risco de acidentes.
 

Nenhum comentário: