Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Disque Denúncia registrará queixas contra taxistas durante o carnaval

Serviço funcionará as 24h durante todo o período de carnaval.
Motorista que se negar a realizar corrida estará incorrendo em infração.

Os abusos cometidos por motoristas de táxi durante períodos de maior demanda motivaram o Disque Denúncia de Pernambuco a criar, em parceria com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), um serviço específico para registrar queixas dos usuários durante o carnaval.
 
A principal orientação para o usuário que deseja registrar uma denúncia é anotar o Termo de Permissão do motorista, que consiste em um número impresso na traseira e na lateral do veículo. Também é importante identificar o município ao qual pertence o táxi.
 
Carmela Galindo, superintendente do Disque Denúncia Pernambuco, explica que a lei que regula o serviço estabelece três tipos de infração: a negativa da corrida, o não acionamento do taxímetro e o desrespeito ao passageiro. “Como um serviço de base comunitária, o Disque Denúncia é mais uma ferramenta para que o cidadão denuncie esses tipos de abusos. Estaremos funcionando as 24h durante todo o carnaval”, diz.
 
A superintendente do Disque Denúncia informa ainda que o usuário pode usar a câmera do celular para registrar o abuso, contribuindo para agilizar a investigação. “Não estamos convocando a população a fazer o trabalho de investigadores, mas apenas a auxiliar na comprovação do fato”, explica. Ela lembra também que os motoristas de táxi também podem acionar o serviço caso sofram algum tipo de agressão ou desrespeito por parte de um passageiro.
 
Durante o carnaval, um convênio entre prefeituras permitirá que táxis de seis municípios da Região Metropolitana do Recife circulem livremente. No total, cerca de oito mil veículos estarão disponíveis para os foliões, abrangendo as cidades de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Camaragibe e São Lourenço da Mata.
 
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 3421.9595 e também pelo site do Disque Denúncia Pernambuco, no endereço www.disquedenunciape.com.br.

 

Nenhum comentário: