Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Manchas na pele podem ser tratadas no verão


Manchas na pele podem ser tratadas no verão, apesar da incidência dos raios solares

 

Foi-se o tempo em que alguém sofria por ter manchas na pele. Com os surgimentos de vários tratamentos, muitas pessoas recorrem ao clareamento da pele, com ácidos, peellings, cremes e remédios de via oral para diminuir as marcas. No entanto, os dermatologistas não indicam que estes processos sejam feitos durante o verão, pois a maioria dos processos utilizados são bastante abrasivos e deixam a pele sensível a queimaduras solares.
 
Ainda assim, algumas pessoas insistem em fazer estes tipos de tratamento na época do ano em que a irradiação solar é maior.
 
Como é o caso do professor universitário Gilvan Lourenço, que utiliza o ácido retinoico para a retirada de manchas escuras no rosto.
 
“Faço o tratamento no verão, sim. Mas com um certo cuidado, quando sei que vou me expor ao sol, como ir à praia, não coloco o ácido na noite anterior. Também faço uso de um bom protetor solar porque caso contrário a mancha volta pior do que antes” afirmou o professor de língua espanhola, que mora em Campina Grande.
 
Para atender à demanda de pessoas como Gilvan Freire, que não param o processo de clareamento da pele durante o verão, a dermatologista Zuleika Andrade adapta o tratamento à rotina do paciente.
 
“Como os processos para o clareamento da pele são em sua maioria abrasivos, não recomendo que sejam feitos neste período em que a luminosidade do sol é mais forte. Mas como aqui na nossa região o sol é forte a maioria do ano, converso com os pacientes e procuro saber a rotina deles. Caso seja uma pessoa que não saia muito para locais abertos, nós iniciamos o tratamento de acordo com a mancha que ela tem. Mas se por acaso, o paciente quiser aproveitar a praia, eu indico que não se inicie o processo”, afirmou a dermatologista.
 
Zuleika Andrade alerta também que o tipo de manchas que o paciente tem na pele é que vai indicar o tratamento mais adequado a ser realizado. Segundo ela, as manchas do tipo melanose solar, também conhecidas como manchas senis, são mais fáceis e rápidas de tratar. Já as cicatrizes de acnes e o melasma, manchas mais escuras, requerem maiores cuidados na hora do tratamento.
 
“Os procedimentos dermatológicos são específicos aos casos dos pacientes. Não existe um tratamento básico para todos os tipos de manchas. Como por exemplo, a melanose solar, que é resolvido facilmente com algumas sessões de luz pulsada. Mas você não pode usar o mesmo procedimento contra o melasma, pois estas manchas são mais resistentes e existem relatos de que elas podem voltar mais escuras depois deste tratamento. Para este tipo, nós usamos mais os ácidos, os peelings e o laser em alguns casos mais graves. Já as cicatrizes de acnes, a melhor indicação é também os peelings e o agulhamento”, afirmou Zuleika Andrade.
 
Buscando tratamento para as marcas de acnes, a estudante de direito Pollyanna Freire descobriu os peelings. De acordo com ela, a luta contra as acnes vem desde a adolescência. A futura advogada afirmou que costumava "estourar" as conhecidas espinhas que tinha no rosto.
 
“Já fiz vários tratamentos para me livrar das marcas. Mas o problema só começou a ser resolvido depois das sessões de peelings. Como o tratamento é bastante abrasivo, eu tomo muito cuidado.  
Durante as sessões a pele descama e fica vermelha. Não vivo sem protetor solar. Estando fora de casa ou não, sendo inverno ou verão, eu estou sempre de bloqueador”, comentou Pollyanna Freire.

O cuidado tomado por Pollyanna Freire é recomendado pela dermatologista Zuleika Andrade. Para a médica o pós-tratamento também é importante para que o processo tenha sucesso.

“Recomendo às minhas pacientes que sempre usem protetor solar. Mesmo que não estejam expostas ao sol. O cuidado com a pele é fundamental para que qualquer tratamento contra manchas dê certo’, finalizou a dermatologista.

Fonte: http://www.jornaldaparaiba.com.br/noticia/101201_manchas-na-pele-podem-ser-tratadas-no-verao

Nenhum comentário: