Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 5 de março de 2013

Câmara aprova projeto que prioriza atendimento às vítimas de violência sexual

A bancada feminina sugeriu a votação de matérias que priorizaram a atenção às mulheres nesta semana de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Entre os projetos propostos estava o PL 60 de 1999, que foi aprovado hoje.
 
O projeto prevê atendimento imediato multidisciplinar nos hospitais da rede do SUS ás vítimas de violência sexual, inclusive quanto aos aspectos psicológicos. A matéria deve ser analisada ainda pelo Senado.
 
A deputada Rosinha da Adefal defendeu a sua votação, pois “trata-se de um projeto que irá garantir à mulher um tratamento de qualidade, ajudando-a em um momento difícil, além de dar ás vitimas o apoio do SUS, que irá ajudar no cuidado da saúde da vítima”, comenta a deputada.
 
Na prática, o texto transforma em lei um protocolo já adotado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais que tenham pronto-socorro e serviço de ginecologia. Pelo projeto, no entanto, o atendimento multidisciplinar será obrigatório e gratuito em todos os hospitais da rede do SUS, sejam públicos ou privados conveniados.

Com informações da Agência Câmara

Nenhum comentário: