Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 18 de março de 2013

Deputada Rosinha da Adefal faz campanha a adesão dos municípios ao Plano Viver sem Limite

A deputada Rosinha da Adefal, Presidenta da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, irá realizar um seminário para a apresentação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite”, nesta segunda-feira, 18, no auditório da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), às 9h, durante a reunião semanal dos Prefeitos do Estado de Alagoas. 
 
O Plano prevê ações que preparam a infraestrutura urbana para garantir acessibilidade, “com a acessibilidade é possível vencer as barreiras de atitude; e, lutar por um mundo mais justo e igualitário, onde todos possam desfrutar do conforto, dos serviços e da tecnologia. A acessibilidade deveria ser considerada um direito fundamental da pessoa humana, afinal, sem acessibilidade, não se chega aos demais direitos fundamentais, como à saúde, à educação, trabalho, entre outros”, afirmou Rosinha.
 
Segundo a deputada Rosinha, o plano foi criado em novembro de 2011. “Já perdemos um ano sem receber recursos. Está mais do que na hora de mobilizar o Executivo estadual e federal para conseguir viabilizar os recursos para os municípios, onde realmente se encontra a população carente desses benefícios que o plano traz”, explicou a deputada.
 
Para o evento estará presente um representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República que irá explanar sobre o tema, distribuirá as cartilhas de orientação para a captação de recursos federais para a implantação do Plano nos municípios alagoanos. 
 
O intuito do seminário é reunir prefeitos e secretários dos municípios alagoanos para explicar o funcionamento do Plano Viver sem Limite, e, principalmente sensibilizar os presente para a necessidade de adesão ao plano.
 
Plano Viver sem Limite
 
As ações do Plano serão divididas em quatro eixos: educação, saúde, inclusão social e acessibilidade. No eixo acessibilidade está previsto a construção de 1,2 milhão de moradias adaptadas ao uso de pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida e idosos pelo programa Minha Casa, Minha Vida 2.

Nenhum comentário: