Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

terça-feira, 2 de julho de 2013

Corrupção pode levar ex-ministro a ser executado na China


O ex-ministro chinês das Ferrovias compareceu neste domingo (9) a um tribunal de Pequim acusado de abuso de poder e corrupção, no primeiro grande julgamento do tipo durante a presidência de Xi Jinping.

Liu Zhijun, de 60 anos, pode ser condenado à pena de morte ou a uma longa reclusão. O veredicto será anunciado nos próximos dias.

Liu foi expulso do Partido Comunista Chinês em 2011 e é acusado de ter recebido R$ 21 milhões (64,6 milhões de yuanes) em subornos entre 1986 e 2011.

Também é acusado de ter favorecido 11 pessoas, com aumentos de salários ou atribuição de contratos.

A televisão estatal chinesa exibiu imagens do ex-ministro, interrogado de pé e visivelmente mais magro, em um tribunal de Pequim.

A audiência não foi anunciada de maneira antecipada e o público autorizado a acompanhar os debates foi selecionado minuciosamente, como é habitual na China.

Os atos de Liu Zhijun afetaram consideravelmente a imagem da rede ferroviária chinesa, muito admirada até então pela rapidez de sua construção.

A agência oficial Xinhua citou "importantes prejuízos às finanças públicas e aos interesses do Estado e do povo".

O advogado de defesa, Qian Lieyang, afirmou à imprensa local que o cliente não rejeitou as acusações e que os debates foram sobre as quantidades desviadas pelo ex-ministro.

O presidente Xi Jinping, que assumiu o cargo em março, se comprometeu a lutar contra a corrupção em todos os níveis, um problema que afeta, segundo ele, o futuro do Partido Comunista.

Cada novo governo anuncia que a luta contra a corrupção será uma prioridade, mas até agora não foram executadas grandes operações.

Fonte: R7.com.br / Nação Jurídica

Nenhum comentário: