Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

domingo, 1 de março de 2015

Agentes e Assistentes Socioeducativos foram a Assembleia Legislativa e se incluíram na pauta do Pacto Pela Vida





No ultimo dia 26 de fevereiro, os Agentes e Assistentes Socioeducativos das unidades da Capital, Região Metropolitana, Vitória (Pacas), Caruaru, Timbaúba, Garanhuns, Petrolina, entre outras, cansados das promessas do Governo e do Sindicato da categoria se uniram e foram a Assembleia Legislativa, na ocasião a discussão colocada em pauta foi o Pacto Pela Vida.
 
O Pacto Pela Vida um programa de segurança do Governo do Estado que seu funcionamento é contestado por diversos setores da sociedade da Capital ao Sertão, tem municípios sem a mínima presença do policiamento ostensivo, tendo em vista que é uma viatura para 3 (três) municípios.
Quando o Governo discute segurança fala das policia militar, civil e agentes penitenciários e não incluiu os agentes socioeducativo que tem um papel fundamental nesta conjuntura, tendo em vista que grande parte dos homicídios, assaltos, furtos e trafico de drogas envolvem o adolescente, é um erro tratar simploriamente de números frios, sem olhar a raiz do problema, enquanto o governo excluir da discussão o sistema Socioeducativo terá uma crescente onda da criminalidade.
Demonstrando força os Agentes e Assistentes Socioeducativos conseguiram incluir na pauta de discussão através do Deputado Estadual Edilson Silva que levantou o problema na Assembléia Legislativa, sendo seguido por outros parlamentares, não ficando por ai, nestes dias será marcada uma reunião com o mesmo, que terá a finalidade de fazer uma pauta exclusiva de audiência pública para o sistema socioeducativo e penitenciário.
Ao final os Agentes e Assistentes Socioeducativos decidiram que no próximo dia 12 de março, às 9:30h., realizará uma caminhada que sairá da Av. Agamenon Magalhães, a concentração se dará enfrente a Igreja Batista da Capunga, próximo do Mcdonald, que tem como objetivo conquistar:
- Risco de Vida, que já está aprovado e é Lei, faltando só o Governo regulamentar;
- Aumento real no salário da categoria;
- Reposição no vale-transporte, tendo em vista que houve o aumento das passagens e combustível e os agentes da capital e do interior não receberam o devido ajuste; e,
- Concurso público com prova de título em 90 (noventa) dias, em caráter emergencial, tendo em vista que cerca de 50% do quadro vai sair agora nos meses de junho e agosto, pois encerra o contrato temporário e a Lei não permite a renovação.
É hora do Governo sentar com a categoria que há mais de 49 (quarenta e nove) anos sofre as consequências do abandono, e agora decidiu que é a hora de mudar.

 

Um comentário:

Luciano Melo disse...

Parabéns pelo artigo.