Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

sábado, 8 de agosto de 2015

Óculos escuros: com sol ou com chuva a melhor proteção para seus olhos

Engana-se quem pensa que os óculos de sol são meros acessórios para conquistar um ar instantâneo de celebridade. Acredite, eles são tão importantes para sua vista quanto o filtro solar é para a pele porque protegem os olhos dos raios solares nocivos à saúde. Por isso, recomenda-se colocá-los antes de sair de casa, em dias de sol ou nublados, no calor ou no frio.
 
“Os óculos são indispensáveis o ano inteiro, já que os danos provocados pelo sol são cumulativos e esse descuido pode levar a doenças degenerativas da retina, catarata e queimaduras na córnea, por exemplo', explica o oftalmologista Renato Neves, diretor do Eye Care Hospital dos Olhos. “Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio', reforça.
 
Segundo o especialista, antes de comprar o acessório, é preciso verificar a origem das lentes, que devem ter um selo de qualidade e proteção total contra os raios UVA e UVB. “A escolha correta dos óculos escuros é tão decisiva para a saúde dos olhos que é melhor não usar nada do que usar óculos de procedência duvidosa', alerta. “É importante que o acessório tenha o selo holográfico da Abióptica, que garante sua procedência', orienta. Tome cuidado com os produtos a preços populares em lojas, camelôs e de vendedores ambulantes na praia, pois as lentes geralmente não são de boa procedência.
 
Na hora de experimentar, veja também se os óculos estão bem ajustados à face, assim eles vão cumprir melhor a sua missão. “Independentemente do formato, é importante que as lentes sejam largas o suficiente para impedir que os raios ultravioletas possam atingir o olho em qualquer posição. Uma grande vantagem, hoje em dia, é que estão na moda as maxi-lentes', observa.
 
Outra dica do oftalmologista é evitar compras por impulso. “Quem toma decisões rápidas quase sempre acaba se arrependendo quando percebe que os óculos são pesados, pequenos ou grandes demais para seu rosto ou muito coloridos para seu estilo. Por isso é preciso que a compra seja realizada com tempo e cautela, levando em consideração ainda as suas características pessoais.'
 
Além da qualidade e do formato, a cor das lentes também influencia no bem-estar dos olhos em diferentes situações, como explica o especialista abaixo:
 
Verde. As lentes verdes filtram pouca luz azul, mas oferecem melhor visão de contraste. É a cor mais adequada para a população acima dos 60 anos, quando tem início uma perda gradual da visão de contraste.
 
Cinza. São usadas para várias atividades, fazendo com que o usuário se sinta descansado e confortável.
 
Âmbar e castanha. Indicadas para dirigir, já que oferecem uma boa noção de contraste e profundidade.
 
Amarela. Bloqueiam a luz azul e reduzem o ofuscamento de motoristas no lusco-fusco do entardecer. Entretanto, são inadequadas durante o dia, já que reduzem a visão de contraste em ambientes com muita luminosidade.
 
Os modelos ideais para cada tipo de rosto
 
© Foto: iStockphoto Proteja seus olhos do sol, da mesma forma que você protege sua pele
 
Oval (comprido e com linhas da mandíbula arredondadas): por ser equilibrado, esse tipo de rosto fica bem com qualquer modelo de óculos.
 
Quadrado (largura e comprimento em proporções semelhantes e linhas da mandíbula bem definidas): modelos totalmente redondos ou arredondados nas laterais da armação suavizam as linhas do rosto.
 
Redondo (largura e comprimento em proporções semelhantes e linhas da mandíbula arredondadas): opte por armações quadradas ou retangulares, pois as linhas retas ajudam a afinar e definir os ângulos desse tipo de face.
 
Triangular (comprido e linhas da mandíbula bem definidas): escolha armações redondas e ovais, elas vão dar mais equilíbrio ao rosto de queixo fino e testa alargada.
 
Fontes: MSN / Dr. Renato Neves, oftalmologista e diretor do Eye Care Hospital de Olhos; “Guia de Rosto' da Livo Eyewear (www.livo.com.br).

Nenhum comentário: