Dr. Gamaliel Marques

Dr. Gamaliel Marques

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Advogados protestaram contra Reforma da Previdência

Advogados do setor previdenciário promoveram um protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287, que, entre outros pontos, altera as regras de aposentadoria. O ato aconteceu no domingo dia 18, por volta das 15h, no Recife Antigo. Os manifestantes afirmaram que o protesto foi organizado com o intuito de mostrar os prejuízos à população que este texto pode gerar, caso seja aprovado no Congresso. Eles negaram que a organização tenha sido feita por algum sindicato.

Durante o protesto, foram distribuídos panfletos pontuando alterações da previdência. Em um texto intitulado "Por que não concordamos com a reforma" foram elencados 18 pontos considerados negativos pelo grupo. O primeiro deles é "os brasileiros não terão saúde para trabalhar até os 65 anos, principalmente nas atividades pesadas". Outro se seguiram a exemplo de o risco de que as pessoas deixem de pagar a previdência, com receio de nunca conseguirem se aposentar; o fato de pessoas expostas à atividades insalubres, perigosas e penosas não terem tempo de serviço reduzido; a falta de propostas alternativas do governo para melhorar a arrecadação e a redução das aposentadorias por invalidez.

Também neste domingo, no Rio de Janeiro, a Comissão de Previdência Social da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ) promoveu um ato contra a reforma da previdência, organizado pelo Movimento Nacional dos Especialistas em Direito Previdenciário. Eles pediram que uma reforma da Previdência que seja feita de forma consensual, discutida e transparente. 

Além do Recife, serão realizados protestos em diversas outras cidades brasileiras. Foram confirmados movimentos em Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Blumenau (SC), Franca (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Marília (SP), Natal (RN), Sorocaba (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Vinhedo (SP), Santa Cruz do Sul (RS) e Teresina (PI).

Nenhum comentário: